Esportes

Mais de 30 novos árbitros de Wrestling são capacitados, em Macapá

Formação é gratuita e fomenta a modalidade no estado. Aulas seguem até 21 de abril


 

O curso de Arbitragem de Wrestling, promovido pelo Governo do Amapá, capacita profissionais, impulsiona o desenvolvimento e difunde a modalidade no estado. Ao todo, 31 atletas e profissionais da área esportiva participam da atividade, que segue até o dia 21 de abril, na Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (Aifa), em Macapá.

 

O curso é organizado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel). Wrestling, ou luta olímpica, como é conhecido, é uma arte marcial que utiliza técnicas de arremessos e agarramentos para manter uma posição superior ao adversário.

 

 

Uma das alunas do curso é Edilane Rocha, que ressalta a oportunidade de aprender e difundir o esporte no Amapá. “Aqui, podemos entender melhor sobre as técnicas e como funcionam as competições na prática. Além disso, é importante a visibilidade que traz para o esporte, cada vez mais famoso no estado, então é uma grande oportunidade”, afirma Edilane.

 

Carlos Amanajás, de 20 anos, é faixa marrom em jiu-jitsu e também se matriculou para a formação. Ele acredita que o contato com o Wrestling é uma grande experiência, e que pretende multiplicar o que está aprendendo na formação.

 

 

“Ao ser um árbitro de Wrestling, pretendo levar esse conhecimento para a nossa academia e formar futuros atletas. O esporte transforma a vida e forma jovens dinâmicos, algo essencial para o crescimento”, explica Amanajás.A árbitra da Confederação Brasileira de Wrestling, Karoline Santana, avalia que o curso superou as expectativas. Ela vislumbra grandes resultados para a disseminação do esporte no estado.

 

“Trazer conhecimento para o Amapá é gratificante. Já observamos participantes com grande futuro na arbitragem. É uma oportunidade de difundir e fazer a nossa modalidade crescer por aqui”, pondera Karoline.

 


Deixe seu comentário


Publicidade