Esportes

Mais de mil atletas participam de pesagem do torneio de Jiu-Jitsu AJP

Pesagem serve para classificar os atletas participantes por categorias. A competição inicia neste sábado (27)


 

Na tarde desta sexta-feira (26), no Amapá Garden Shopping, aconteceu a pesagem para a seletiva de um dos principais eventos de jiu-jitsu do mundo, que será sediado em Macapá pela primeira vez: o Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pró (AJP). Essa etapa é para classificar a categoria nas quais os atletas irão lutar. São mais de 1 mil lutadores inscritos, que iniciarão as disputas no sábado (27) e domingo (28).

 

 

A competição é organizada pela Federação de Jiu-jitsu do Estado do Amapá (Fejja), com o apoio da Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

 

A competição reúne pessoas de todo o Amapá e de outros países. O professor de Jiu-jitsu, Rômulo Melo, ensina a arte marcial no projeto social “Filhotes”, do município de Pedra Branca do Amapari, distante cerca de 183 quilômetros de Macapá e fez questão de trazer uma delegação com sete alunos para a disputa.

 

 

“Viemos de Pedra Branca para participar e estamos muito animados, até porque não temos condições para ir para fora do estado. Então sem dúvida receber uma competição de nível internacional é algo único pra gente”, relatou o professor.

 

A competição é organizada em Macapá pela Federação de Jiu-Jitsu do Estado do Amapá (Fejja) e em nível mundial pela Federação Internacional de Abu Dahbi, que roda países realizando seletivas para formar um ranking.

 

 

Os três primeiros colocados de cada seletiva pontuam e essa pontuação é somada para a formação do ranking geral, sendo que os melhores colocados serão levados para os Emirados Árabes Unidos para lutarem no World Pro Mundial de Jiu-Jitsu, que acontece em Abu Dahbi no mês de novembro.

 

Leila Miranda, professora da modalidade no projeto “Cova dos Leões”, em Macapá, trouxe a atleta infanto-juvenil Eduarda Nogueira, 12 anos. Ela contou que um evento dessa magnitude serve para engrandecer o esporte e os atletas, além de valorizar o estado do Amapá que já tem uma longa história no jiu jitsu na região Norte.

 

 

A Eduarda conta sobre a expectativa em participar da competição: “Minha expectativa é que eu, por mais que não vá ganhar esse campeonato, possa aprender com meus erros e melhorar, pra que nos próximos eu seja muito melhor do que nesse”, enfatizou a atleta.

 

Os confrontos da AJP acontecem neste final de semana. No sábado (27) das 15h às 18h, e no domingo (28) das 10h às 18h, na quadra do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Amapá (IFAP).

 

Ainda sobre a etapa de pesagem, o diretor-técnico da Federação Amapaense de Jiu-Jitsu, Gleik Nascimento, comentou sobre a importância dessa fase. “O momento de pesagem é fundamental. É a partir dele que o atleta sobe na balança e vai ter a decisão se ele realmente está apto ou não a participar das lutas”, explicou.

 

 

A entrada para assistir a competição é totalmente gratuita e as disputas serão nos naipes femininos e masculinos e em diversas faixas etárias e categorias, como Kids, Juvenil, Faixa Branca, Faixa Azul, Faixa Roxa, Faixa Marrom e Faixa Preta.

 

“Vamos receber nesse evento cerca de mil atletas de vários lugares e de projetos do nosso estado, de outras regiões do Brasil e até de outros países. Com essa participação nós conseguimos bater o recorde de maior número de inscritos em uma modalidade de arte marcial, participando de um evento aqui na nossa capital”, informou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Bruno Igreja.

 


Deixe seu comentário


Publicidade