Esportes

Paratletas de projeto da Prefeitura de Macapá participam do Campeonato Paralímpico de Atletismo

Mais de 50 paratletas amapaenses participam da competição neste fim de semana em Macapá


 

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) está em Macapá, desde a sexta-feira (8), quando realizaram a classificação de mais de 20 atletas do projeto “Jogos Paradesportivos do Município de Macapá” e realizam neste sábado (9) e no domingo (10), o Campeonato Paralímpico de Atletismo. A competição reúne cerca de 60 paratletas, que buscam ultrapassar seus índices, conseguindo assim, classificação para competir nacionalmente.

 

No sábado (9), a competição aconteceu na pista de atletismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Zona Sul da capital, nos turnos da manhã e tarde. As modalidades contemplam o arremesso de peso, lançamento de disco e dardo, corrida de 100m, 200m, 400m, 800m e 5000m e Salto em distância.

 

 

Para a coordenadora do projeto, Luziwania Oliveira, a vinda da equipe do CPB para Macapá, é de grande relevância por oportunizar que mais atletas com alguma deficiência, possam passar pela classificação. “A equipe realizando a classificação aqui, evita que o paratleta tenha que se deslocar até outro estado para identificar sua classe funcional, sem contar que os pais podem assistir seus filhos competindo, o que nem sempre é possível quando as competições acontecem em outras regiões”, disse a coordenadora.

 

A dona de casa Ana Célia Miranda, de 37 anos, mãe do paratleta Luiz Felipe, confirmou a fala da coordenadora. Ela estava bastante emocionada, gravando pelo celular, a participação do filho. “É a primeira vez que eu vejo meu menino participando de um campeonato. A gente não tem condições de viajar com ele, mas eu sempre estou na torcida. Hoje, nem consigo explicar a alegria que estou sentindo porque ele conseguiu bater todos os recordes anteriores dele”, disse a mãe.

 

Luiz Felipe era só alegria pela conquista dos recordes. “Estou muito feliz e emocionado”, disse o paratleta que participou nas modalidades arremesso de peso e lançamento de disco e dardo.

 

O Campeonato objetiva, entre outras coisas, a verificação de índices dos paratletas para que possam participar a nível nacional.

 

 

Raphael Couto, fisioterapeuta e classificador da CPB, falou sobre a Classificação Funcional e, porque ela é necessária. “A gente segue as regras do Comitê Paralímpico Internacional que traz essa classificação manual e distribui em classes. Por exemplo, no atletismo, um amputado de perna não compete com um amputado de braço, são classes diferentes. Isso é necessário para tornar mais justa as competições”, explicou Couto.

 

O presidente da Federação de Atletismo do Amapá (FAAp), Dilson Belfort, falou da importância da competição. “Aqui a gente tem uma competição homologada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, daí a importância da gente estar realizando esses eventos no sentido de validar os índices dos nossos paratletas a nível nacional”, ressaltou o presidente.

 

A competição acontece nos turnos da manhã e tarde, reunindo cerca de 60 paratletas do projeto “Jogos Paradesportivos do Município de Macapá”. O campeonato continua no domingo (10), no estádio Zerão, pela manhã e à tarde.

 

 

Objetivo da classificação é garantir a igualdade de condições na disputa e é realizada em 3 fases:

1) Exames físicos,

2) Avaliação funcional, com testes de força muscular, amplitude de movimento articular, medição de membros e coordenação

3) Exame técnico, que consiste na demonstração da prova em si, com o atleta usando as adaptações necessárias. Os avaliadores analisam a realização do movimento, a técnica utilizada, assim como as próteses e órteses.

 

A Federação Amapaense de Atletismo (FAAp) é a organizadora do evento, em parceria com a Prefeitura de Macapá e o Centro de Referência Paralímpico (polo Amapá), com participação das secretarias municipais de Educação (Semed) e da Saúde (Semsa), Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) e apoio da Universidade do Amapá (Unifap) e do Instituto Macapaense de Melhor Ensino Superior (IMMES).

 

 

Sobre o projeto

O Projeto Jogos Paradesportivos do Município de Macapá é executado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), desde abril de 2022, na Coordenadoria específica para as atividades do projeto. O objetivo principal é promover o paradesporto no município e estado, contando com as várias parcerias integradas, que visam os interesses de inclusão, garantia de recursos públicos para os jogos, identificação de potenciais atletas com deficiência física, visual e intelectual, entre outros. A coordenação do projeto é responsável por realizar anualmente o Festival Paradesportivo Escolar na cidade de Macapá.

 


Deixe seu comentário


Publicidade