Política

Aprovação de retomada de exploração mineral é enviada hoje para análise judicial

Indo Sino Trade, de Singapura, e Cadence Minerals, da Inglaterra, prometem pagar dívida trabalhista deixada pela Zamin, recuperar ferrovia e porto, e retomar exploração mineral em 2021.


O advogado Ricardo Oliveira, no programa LuizMeloEntrevista (Diário 90,9), na manhã desta sexta-feira, 23, mostrou-se otimista com o resultado tomado até aqui sobre a questão de exploração e exportação de minério de ferro no município de Pedra Branca do Amapari.

O causídico falou com base na decisão tomada na tarde dessa quinta-feira, 22, na sede da OAB-AP, quando 98% dos credores da Zamin aprovaram a retomada do projeto pelas empresas Indo Sino Trade, de Singapura, e Cadence Minerals, da Inglaterra. Pelo que foi decidido, a indiana Zamin sai de cena.

Ricardo Oliveira informou que o resultado da assembleia geral ainda nesta sexta-feira será encaminhado para análise e julgamento da Justiça. Em caso positivo, argumentou o advogado, imediatamente a Sino Trade e a Cadence passarão a pagar uma das classes de trabalhadores dispensada pela Zamin, sem indenização.

As outras classes serão pagas até 2021, para quando também está prevista a reabertura das atividades minerais com a expectativa de movimentação de cinco milhões de toneladas por ano, já contando com a ferrovia e porto de mineração recuperados.


Deixe seu comentário


Publicidade