Política

Área para construção de unidade do Hospital de Barretos será doada ao GEA em 10 dias

Serão investidos R$ 21,4 milhões na construção da unidade, que será responsável por realizar o diagnóstico de pacientes oncológicos


O terreno para a construção da Unidade Fixa de Prevenção do Hospital do Câncer de Barretos deverá ser doado pela União para o Governo do Estado do Amapá (GEA) nos próximos dez dias. O prazo para publicação do decreto no Diário Oficial da União foi dado pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e, assim que a doação for oficializada, o GEA encaminhará um ofício para Assembleia Legislativa que será responsável por ratificar a concessão do terreno do Hospital do Câncer de Barretos (HCB).

A unidade fixa está prevista para ser construída em uma área de três hectares localizada na Rodovia Norte-Sul, que possui uma localização privilegiada para o acesso da carreta de diagnóstico itinerante (também inclusa no projeto) aos municípios de Mazagão e Santana, via Rodovia AP-440, e aos demais municípios pela BR-156 e BR-210.

O HCB ficará responsável pela administração da unidade, mas toda a estrutura e equipamentos pertencerão ao Estado. “Caso algum dia o HCB saia do Amapá, toda a estrutura permanecerá, e poderá ser utilizada pelo Executivo. Tudo o que for adquirido com a verba das emendas pertence ao povo do Amapá”, explica o secretário de Saúde, Gastão Calandrini.

A gestão estadual tem buscado no HCB alternativas para garantir a assistência à população do Estado. As tratativas começaram a ser estabelecida após visitas técnicas de gestores da saúde a Barretos no primeiro semestre de 2015 e foi fortalecida após a ida de parlamentares na unidade de Barretos, no interior de São Paulo.

Através de articulação com a bancada federal, todos os onze parlamentares destinaram recursos através de emendas individuais, o que totalizou um investimento de R$ 21,4 milhões para a construção e compra de equipamentos para a unidade de prevenção. Os recursos já estão disponíveis esperando apenas a liberação oficial do terreno para o início das obras que devem durar de oito a doze meses. Dois engenheiros do HCB já estão em Macapá fazendo todas as tratativas técnicas e de logística que irão ser necessárias para a construção.

Outra novidade referente ao fortalecimento da rede, no que se refere ao tratamento do câncer, é o projeto da nova Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Unacon/HCal), que atualmente está em fase de captação de recursos na Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf).

Segundo Calandrini, a Unidade de Prevenção vai atuar junto com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são a porta de entrada desses pacientes na rede hospitalar. “Esses pacientes serão encaminhados através das UBSs e no momento em que o câncer for detectado eles entram na rede estadual para o tratamento. É uma rede completa de prevenção, diagnóstico e tratamento”.

Unidade Externa de Prevenção
Quando a Unidade de Prevenção estiver pronta, no caso de um diagnóstico positivo, o paciente será encaminhado para Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) para fazer o tratamento.

A articulação do GEA com a bancada e com o Ministério da Saúde também prevê a implantação do serviço de radioterapia. Quando o sistema de atendimento contra o câncer estiver completo, com a Unidade de Prevenção de Barretos, a nova Unacon e o tratamento de radioterapia, além de vidas salvas, os custos com o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) será reduzido.


Deixe seu comentário


Publicidade