Política

Clécio lidera pesquisa do Ibope e venceria segundo turno contra qualquer candidato

Seiscentas e duas pessoas foram entrevistadas, de 27 a 29 de setembro; margem de erro, para mais ou para menos, é de 4%; confiabilidade atinge 95%


A terceira e última pesquisa do Ibope para a Prefeitura de Macapá, divulgada ontem à noite pela Rede Amazônica de Televisão, aponta para um cenário de segundo turno com o atual prefeito Clécio Luís (Rede) saindo vencedor em qualquer simulação com os concorrentes. Tendo na primeira pesquisa recebido 28% da preferência do eleitorado, Clécio na segunda desceu para 27% e agora está com 38%. Com 12% em cada uma das duas primeiras consultas, Gilvam Borges (PMDB) sobe para 20%. Aline Gurgel (PRB), por sua vez, está com 17%, depois de na primeira pesquisa obter 13% e, na segunda, 18%. Promotor Moisés (PRN) começou com 13%, desceu  para 9% e agora tem 8%. O candidato do PSTU, Genival Cruz, caiu para 4%, após obter 5% em cada uma das pesquisas anteriores. Ruy Smith, do PSB, que teve 6% na primeira pesquisa do Ibope, subiu para 10% na segunda, consegue apenas 3% na terceira. A Dora Nascimento (PT), teve 5% na primeira consulta, 7% na segunda e agora aparece em último lugar com apenas 1% da intenção do eleitorado macapaense.

O Ibope simulou cinco possibilidades de um segundo na eleição majoritária na capital. Clécio Luís venceria Gilvam Borges com 53% dos votos contra 33%. O candidato da Rede, num cenário com Aline Gurgel, seria eleito com 51%; a adversária teria 34% de sufrágios.

O Ibope também simulou um segundo turno entre Clécio e Ruy Smith: 61% para o candidato da Rede e 21% para o socialista. Um segundo turno entre Aline e Gilvam, a eleita seria ela com 43% contra 33%. A pesquisa ainda simulou um confronto de segundo turno entre Ruy Smith e Aline Gurgel. A postulante à prefeita venceria com 50% dos votos; Ruy teria 26%. A pesquisa do Ibope entrevistou 602 pessoas, de 27 a 29 de setembro. A margem de erro, para mais ou para menos, é de 4%, e o nível de confiança, 95%. O registro da consulta no TRE-AP é AP01514-2016.


Deixe seu comentário


Publicidade