Política

Corpo do cacique Emyra Wajãpi será exumado para necropsia

Exumação do corpo foi autorizada pelos líderes indígenas, mesmo contrariando a cultura Wajãpi que não permite que o corpo de um índio seja desenterrado após o ritual de sepultamento.


O corpo do cacique Emyra Wajãpi, de 68 anos, será exumado nesta sexta-feira (02) pela Polícia Técnico-Científica (Politec) para ser necropsiado no Departamento de Medicina Legal (DML), em Macapá. A informação foi confirmada na tarde desta quarta-feira (31) pelo procurador da República Rodolfo Lopes, do Ministério Público Federal (MPF).


“Nas primeiras horas da manhã de sexta-feira o Grupo Tático Aéreo (GTA) seguira para região de Pedra Branca do Amapari. O corpo do líder indígena será exumado das terras Wajãpi e translado no helicóptero até Macapá. A expectativa é de que a necropsia dure em torno de duas horas. Em seguida ele será levado de volta à aldeia. Esse laudo é fundamental para as investigações que estão sendo conduzidas pela Polícia Federal”, afirmou o procurador.

A autorização para exumação do corpo foi discutida entre autoridades e os líderes indígenas, já que a cultura Wajãpi não permite que uma vez sepultado o corpo seja desenterrado.

O vereador e líder indígena, Jawaruwa Wajãpi, foi na tarde desta quarta-feira à sede do MPF para tratar sobre o caso com o procurador da República. O senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) acompanha os wajãpis e também participou do encontro.


Jawaruwa reforçou o pedido ao MPF para cobre a presença da Polícia Federal na região e celeridade na apuração dos fatos. Ele voltou a dizer que a invasão das terras indígenas foi verdadeira e que não é a primeira vez que isso ocorre.

“Isso não é novidade pra nós, as terras indígenas já vêm sendo invadidas há muitos tempos e agora aconteceu o pior dos piores que foi o assassinato da nossa liderança. A Polícia Federal deve continuar investigando. Os policiais estavam no local, mas deixaram as terras. Reafirmamos que os garimpeiros estão na região, sim. Queremos proteção e a verdade sobre a morte do Emyra Wajãpi”, declarou.

Reportagem: Rodrigo Silva e Elden Carlos
Fotos: Joelson Palheta


Deixe seu comentário


Publicidade