Política

Cristina Almeida defende desapropriação para preservar a história

No local onde ocorreu desastre aéreo que matou o 1º deputado do Amapá, será construído um Memorial


A deputada estadual Cristina Almeida (PSB), defendeu, na manhã desta quinta-feira, 05, a desapropriação de 2,5 hectares de um terreno localizado na comunidade de Carmo do Macacoari, no município de Itaubal, onde ocorreu, no dia 21 de janeiro de 1958, a queda do avião que matou três importantes personagens da história do Amapá: o primeiro deputado do ex-Território, Coaracy Nunes (irmão do então governador Janary Nunes);o promotor público Hildemar Maia e o piloto Hamilton Silva.

Ouvida no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9), a parlamentar justificou a proposta: “Apesar de ser um momento trágico da história, isso tem que ser preservado. A desapropriação é uma necessidade. Quero deixar bem claro que se trata de uma área produtiva, mas temos que levar em conta que o monumento, que foi construído pelo então prefeito Domício Campos de Magalhães, quando toda aquela região ainda pertencia ao município de Macapá,  está dentro de uma propriedade particular utilizada para o plantio de soja; não somos contra o desenvolvimento, mas negócios não podem se instalar em local histórico. Por isso estamos pedindo desapropriação da área”.

O projeto concebido por Cristina Almeida prevê a construção de um Memorial, que substituirá o pequeno monumento hoje existente, além de uma capela, de um museu que abrigará os destroços do avião e fotografias não apenas do sinistro, como também dos próprios personagens históricos que ali perderam a vida, no desenvolvimento de suas respectivas atividades. “São momentos ímpares da história que não podem se perder”, ponderou a deputada.

Visita técnica

De acordo com Cristina Almeida, técnicos do Programa Terra Legal, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Amapá, estiveram com ela no município de Itaubal, no dia 30 de outubro, com o objetivo de identificar o local e subsidiar a elaboração de um croqui estabelecendo a localização geográfica e o tamanho da área requerida.

“A partir do momento em que a Prefeitura de Itaubal estiver de posse da área, o município eentrará com os investimentos, inclusive podendo ter aporte financeiro dos governos federal e estadual, e mesmo através de emendas parlamentares para viabilizar projetos de incentivo à manutenção do patrimônio. A preservação do monumento é a garantia de que a história cultural da comunidade será conservada para as futuras gerações. Acredito que não haverá dificuldades, pois o proprietário já sinalizou positivamente pela doação, e isso, sem dúvida, trará vários benefícios à população”, ressaltou Cristina.

Na ocasião, o técnico do Programa Terra Legal do MDA/AP, Ilaires Maciel, extraiu as coordenadas da área requerida. “Neste primeiro momento realizaremos o mapeamento, dimensão e acesso da área e, após os trâmites legais, fazer a doação ao município, seguindo os trâmites legais, que ao meu ver, dois hectares e  meio são suficientes para realizar os investimentos e manter o local preservado”, explicou Ilaires. (Ramon Palhares)


Deixe seu comentário


Publicidade