Política

Davi Alcolumbre é escolhido como presidente da CPI do BNDES

A comissão foi criada para investigar irregularidades nos empréstimos concedidos pelo banco a empresas brasileiras e governos estrangeiros.


CPI do BNDES (CPIBNDES) realiza reunião para instalação, eleição do presidente e vice, e designação do relator.Em pronunciamento, presidente da CPIBNDES, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Uma das CPIs mais aguardadas foi instalada no Senado Federal nesta quarta-feira, 02, a Comissão Parlamentar de Inquérito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Na reunião de instalação, os senadores elegeram para presidir a CPI o senador amapaense, Davi Alcolumbre (Democratas). A comissão conta com 13 integrantes titulares e oito suplentes.

O senador Davi Alcolumbre lembrou que a CPI terá 180 dias para concluir os trabalhos e disse que terá um papel fundamental na investigação do mau uso dos recursos do povo brasileiro. Davi  designou como relator o senador Roberto Rocha (PSB-MA), proponente da CPI, além do vice-presidente Sérgio Petecão (PSD-AC) e disse ainda que na próxima semana haverá uma reunião administrativa para a apresentação de um plano de trabalho para a comissão. Na semana seguinte, na terça-feira (15), já haverá reunião para apreciação de requerimentos. “Precisamos dar uma resposta rápida ao povo brasileiro” afirmou o senador

A instalação da CPI contou com o apoio de 37 senadores. O senador Davi, propôs atenção especial à linha de crédito para a internacionalização de empresas operadas a partir de 2007, ainda no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Após auditorias, o Tribunal de Contas da União (TCU) estimou algumas centenas de bilhões de dólares o prejuízo acumulado pelo BNDES, inclusive com os empréstimos a governos estrangeiros.


Deixe seu comentário


Publicidade