Política

Deputados reagem à reportagem do Fantástico do último domingo

Programa da Rede Globo, no último domingo, denunciou existência de mais de 2,6 mil cargos comissionados na AL



 

O líder do governo na Assembleia Legislativa (AL), deputado Ericláudio Alencar (PRB), usou o Grande Expediente dessa segunda-feira, 8, daquela Casa de Leis, para se posicionar sobre a reportagem exibida na noite de domingo, 7, pelo Fantástico, da Rede Globo, que tratou sobre supostos esquemas de fraude e corrupção nos poderes legislativos de vários estados do país, inclusive do Amapá.

“Simplesmente nos jogaram numa vala comum. Estou deputado há quatro meses e o que a matéria fez foi colocar-nos em xeque perante a opinião pública. Quando você afirma que 24 deputados mantêm mais de 70 assessores em seus gabinetes você está generalizando. Além disso, dias antes mesmo de a reportagem ser exibida já havia uma verdadeira propaganda nas redes sociais de que o Fantástico iria revelar o maior esquema de corrupção no governo, veja bem, no governo, e que os protagonistas desse esquema seriam o presidente desta Casa, deputado Moisés Souza (PSC), Pedro da Lua (PSC) e eu”, declarou Ericláudio.

O republicano foi além: “O que fizeram demonstra claramente um ataque cruel e impiedoso. Levei 56 anos para construir meu maior patrimônio que é meu nome. As mensagens infames foram espalhadas pela rede, maculando a minha imagem e de meus colegas. Mas, aviso, printei cada uma delas, inclusive, de um delegado de polícia, como eu, e vou representar judicialmente contra cada pessoa. Vou exigir retratação e reparação do dano moral. Sou delegado de polícia e não um bandido como tentaram me tachar”, desabafou Ericláudio.

O deputado também declarou que existem forças políticas por trás da matéria, e propôs que a Assembleia Legislativa do Amapá investigue isso a fundo. “A crítica construtiva é bem vinda. A crítica covarde não é aceitável e deve ser combatida. Uma coisa é certa: se houve uma manobra política para macular a nossa imagem, isso será apurado”, afirmou.

Ericláudio concluiu dizendo que se existe alguma fraude ou esquema de corrupção, que se apure, comprove-se e se denuncie. “Se existe algum esquema que se apure com responsabilidade e se revele quem faz parte dele. Jamais fecharei meus olhos para o crime, porque aqueles que usurpam o erário são criminosos. Agora, que se investigue, garanta o direito à defesa e ao contraditório antes de jogar o nome de qualquer pessoa na lama”, concluiu.

Até oposicionistas defenderam os cargos comissionados, como Paulo Lemos (Psol): “Tenho 17 assessores nomeados, e, é claro, falta espaço para todos eles em meu gabinete, por isso eles atuam no interior do estado ou em outros locais.

O deputado Pedro da Lua (PSC) disse que em relação aos 70 assessores de um único gabinete parlamentar não existe qualquer crime. “Temos R$ 58 mil para contratação de assessores. Esse número ao que o Fantástico se refere tem como base a deputada Raimunda Beirão. Hora, ela pegou R$ 58 mil e dividiu entre sua equipe de trabalho, que está espalhada em vários municípios. Onde está o crime? Eu particularmente tenho 33 assessores, mas confesso, já requeri autorização para contratar mais 20. Não trabalhamos sozinhos. E, se o recurso está disponível, fazemos a contratação para melhorar nossa relação com as pessoas que estão em outros municípios, além de gerar emprego e renda. Repito, onde está o crime nisso?” questionou o deputado Pedro da Lua.

No Amapá, segundo a reportagem, são mais de 2,6 mil cargos comissionados para 24 deputados. Na reportagem, o consultor geral da AL, Paulo Melém, explicou que os assessores trabalham efetivamente para os parlamentares em todos os 16 municípios amapaenses.

De acordo com o Promotor de justiça Afonso Guimarães, o Ministério Público vai analisar a questão levantada pela reportagem do Fantástico: “Se forem constatadas irregularidades, vamos acionar os deputados, judicialmente, através do ajuizamento de Ação Civil Pública com o objetivo de punir eventuais culpados, caso tenha havido dolo”.


Deixe seu comentário


Publicidade