Política

Embaixador da França recebe Randolfe e anuncia boas notícias para o Amapá

Na ocasião, o embaixador francês ressaltou a importância do trabalho de Randolfe nos avanços das relações tranfronteiriças. 


O senador Randolfe Rodrigues (REDE – AP) esteve, nessa quinta-feira (21), em reunião com o embaixador da França, Michel Miraillet, o Ministro Conselheiro Giles Pecassou e a Primeira Secretária Christelle Chatrian-Gomez, em Brasília, para tratar sobre assuntos de interesse dos dois países.

Na reunião, Michel Miraillet informou Randolfe sobre duas ótimas notícias para o Amapá – respostas aos pedidos feitos pelo senador desde o ano passado -. Miraillet afirma que a França encaminhará, nos próximos dias, documentos solicitando ao Itamaraty a autorização para a reabertura do Consulado em Macapá, e pretende, no fim de abril, visitar o Amapá e reinaugurar o Consulado.  “A concessão de vistos em Macapá é um avanço enorme para nós que estamos a menos de 600 km da fronteira”, comemorou Randolfe. A emissão de visto em Macapá será possível cerca de três meses após a reabertura do Consulado.

O embaixador afirmou ainda que até abril o preço do seguro para os carros que atravessam a fronteira pela Ponte Binacional deve “cair significativamente”. Hoje, os brasileiros precisam desembolsar até 175 euros, cerca de R$ 500, se quiserem chegar de carro à Guiana Francesa.

Miraillet também solicitou o apoio do Senador para resolver questões de segurança da ponte binacional, que carece de obras de manutenção. O embaixador citou ainda um acidente que aconteceu em junho do ano passado, quando uma crataieira foi atingida por pedaços da ponte enquanto atravessava o rio.

O embaixador acredita que a troca de comando no DNIT tenha causado a paralisação nas obras, e o senador Randolfe se comprometeu em fazer contato com o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, para convidarem o DNIT para uma audiência no Senado para que o Departamento possa explicar o que está acontecendo e o que causou a paralisação das obras de manutenção.

Durante a reunião, Miraillet afirmou ainda “acreditar muito na diplomacia parlamentar” e por isso enxerga a “importância da Frente Parlamentar da Amizade Brasil-França”, e que vê no senador Randolfe Rodrigues a melhor pessoa para liderar essa frente.  O senador é autor do Projeto de Resolução 17/2019 para a cração do Grupo Barsil-França, com a finalidade de incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre seus Poderes Legislativos.

Por fim, o embaixador ressaltou a importância da estreita cooperação militar para segurança das fronteiras entre França e Brasil, envolvendo o exército e marinha, e lembrou que a última reunião da comissão tripartite foi em Dezembro de 2016. Randolfe se comprometeu em auxiliar na articulação com o Itamaraty.


Deixe seu comentário


Publicidade