Política

Governador Waldez vai a Paris para certificação do Brasil como livre de febre aftosa

Alertamos a população para sempre procurar consumir alimentos certificados, em locais que possuem alvará da prefeitura.


O governador Waldez Góes (PDT) foi convidado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para participar, juntamente com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, no próximo mês de maio, em Paris (França) da solenidade de certificação do Brasil como livre de febre aftosa com vacinação. Conforme explicou na manhã desta quinta-feira (22) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) o presidente da Associação dos Criadores do Amapá, Jesus Pontes explicou que o Amapá foi o último estado a cumprir a meta de vacinação e o primeiro a ser reconhecido como livre da doença.

 

“O ministro da Agricultura, Blairo Maggi recebeu o comunicado oficial na última terça-feira (20) de que o Brasil vai ser declarado livre de febre aftosa com vacinação, cuja decisão deve ser oficializada em maio, durante reunião da OIE, em Paris, para a qual o ministro e o governador Waldez Góes foram convidados para participar, considerando que o Amapá foi o último a cumprir a meta da vacinação e o primeiro a receber a certificação. Trata-se de uma conquista muito importante, porque com essa certificação a pecuária do Amapá será fortalecida, considerando a abertura do mercado exportador”, ressaltou.

 


Perguntado sobre as perspectivas da pecuária do Amapá para o futuro, Jesus Pontes se mostrou otimista: “Nossa ideia na associação é que o Amapá tem potencialidades econômicas promissoras, entre as quais a agropecuária, que hoje já tem negócios em todos os municípios, g gerando emprego e renda. Atualmente o estado passa por um novo momento, demonstrando que poderá no futuro ser um grande exportador de alimentos, por isso o Amapá deve construir a sua matriz econômica no setor primário”.

 

Jesus Pontes alertou para o risco do consumo de carne cuja procedência é desconhecida, principalmente quando o produto é oferecido a preços abaixo do mercado: “A gente tem que desconfiar quando a carne é vendida a preços bem abaixo do praticado no mercado, porque como diz o ditado popular, quando a esmola é demais até o Santo desconfia. Alertamos a população para sempre procurar consumir alimentos certificados, em locais que possuem alvará da prefeitura, certificação da defesa agropecuária e que pratique preços condizentes com a realidade do mercado, porque se a carne está muito barata num lugar é preciso ter cuidado, pois temos problemas muito sérios de furtos de gado e muitas vezes esse produto é o que chega aos consumidores, sem passar por inspeção”.


Deixe seu comentário


Publicidade