Política

Governo dialoga com comunidade e busca soluções para demandas da região

A execução do programa habitacional na região contemplou somente a construção das unidades habitacionais, sem haver projeto de rede de energia e de abastecimento de água


O governador Waldez Góes, acompanhado de equipe, reuniu-se nessa segunda-feira, 17, no Palácio do Setentrião, com representantes da Prefeitura Municipal de Santana e lideranças comunitárias do distrito de Igarapé do Lago, composto por 12 comunidades, pertencente ao referido município e distante 90 quilômetros de Macapá. O encontro foi articulado durante a festividade de Nossa Senhora da Piedade, no início deste mês, da qual o governador Waldez participou. Dentre os assuntos tratados no encontro , a necessidade de ligação às redes locais de água e energia, de unidades habitacionais construídas há quase quatro anos pela Caixa Econômica, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural; pavimentação da vila do distrito com paralelepípedos; e a manutenção da rede elétrica da região.  Os moradores levantaram outras questões relacionadas à educação, segurança e sobre as festividades religiosas tradicionais da região.

A execução do programa habitacional na região contemplou somente a construção das unidades habitacionais, sem haver projeto de rede de energia e de abastecimento de água, o que tem causado muita preocupação aos moradores, que buscam na parceria entre o Governo do Amapá e a Prefeitura de Santana, a solução para este e outros problemas. “São 50 casas que ainda não foram entregues à população pela ausência destas ligações. Estamos contando como apoio dos nossos gestores para solucionar esse problema o mais breve e da melhor forma possível”, contou Joaquim da Cruz, presidente da Associação de Moradores de Igarapé do Lago.

Pavimentação – Para a pavimentação das ruas da Vila de Igarapé do Lago, já há uma emenda parlamentar do deputado federal André Abdon (PP) que contempla cerca de 700 metros. O governador anunciou entrará com contrapartida Tesouro Estadual para que a pavimentação em paralelepípedos chegue a 1.500 metros e solicitou empenho da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) para que a execução seja ainda este ano. “A Seinf fará de imediato todo o georreferenciamento e o levantamento topográfico da vila do Igarapé do Lago para que os serviços sejam executados ainda no verão, como determinou o governador”, disse o secretário João Henrique Pimentel.

Energia elétrica – Segundo os moradores, a falta de energia é constante na região. O diretor de Planejamento e Expansão da CEA, Rodolfo Torres, explicou as medidas tomadas para resolver o problema. “Já iniciamos o trabalho de manutenção, com limpeza onde há obstrução da rede, e a partir de 26 de julho vamos entrar com as equipes fazendo a reposição de material, a troca de cabo, fazendo tudo o que deve ser feito a curto prazo”, pontuou, informando que a solução a maior prazo é o deslocamento do alimentador para a margem da rodovia. Ainda, será feito um levantamento para mensurar as comunidades que poderão ser contempladas com o Programa Luz Para Todos.

Educação – A escola localizada há cerca de 60 quilômetros da sede do distrito possui um anexo, o qual o governador solicitou à Antonieta Ferreira, na ocasião representando a secretária de Estado da Educação Maria Goreth, que seja analisada a possibilidade de se trabalhar junto à Prefeitura de Santana para transformar o anexo em uma nova escola para melhor assistir aos estudantes.
Góes aproveitou para explicar aos presentes que a partir de agosto, a compra de merenda escolar e a realização de pequenas manutenções feitas atualmente por meio do Caixa Escolar, passarão a ser feitos com um cartão corporativo. Com este utensílio, a prestação de contas será feita de forma simultânea aos gastos e poderá ser acompanhada pelo site da Seed.

Água – Nesta quinta-feira, 20, segundo o diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, uma equipe técnica se deslocará para a região e fará um levantamento acerca da viabilidade de ampliação da rede de água que atende o distrito.

Segurança – Outra demanda apresentada pela população é a necessidade de reforço na segurança. De imediato, o governador anunciou que irá providenciar uma nova viatura para melhorar os serviços. O secretário Ericláudio Alencar, disse que irá até o distrito para verificar de perto as necessidades dos moradores. “Para então, traçarmos soluções efetivas a curto, médio e longo prazo”, afirmou o gestor.


Deixe seu comentário


Publicidade