Política

Governo empossa novos membros do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Órgão deliberativo atuará na elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor


 

O governador em exercício, Teles Júnior, deu posse aos 32 novos membros do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amapá (Consecti) nesta segunda-feira, 5. Agora, os 16 titulares e 16 suplentes poderão auxiliar o Estado na promoção de políticas públicas que fortaleçam o setor. A cerimônia foi realizada no plenário Deputado Dalton Martins, na Assembleia Legislativa (Alap).

 

Os novos conselheiros representam as 16 instituições que formam a Rede Integrada de Pesquisa do Amapá (Ripap) e a Rede de Inovação do Amapá (Renova). Durante a posse, Teles Júnior reforçou o compromisso do Governo com o desenvolvimento da ciência e tecnologia.

“Nós temos instituições de pesquisa estaduais e federais atuando no estado, e é muito importante que todos estejam alinhados com um objetivo único. Então, o desafio desse conselho é conseguir formular diretrizes de políticas públicas que nos permitam integrar aquilo que se produz nas instituições de ensino com aquilo que as empresas têm oferecido no mercado”, reforçou o gestor.

 

A posse dos conselheiros foi coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), que celebrou a consolidação do órgão deliberativo como uma grande vitória para a sociedade amapaense.

 

“Agora vamos ter um espaço organizado, que reúne diversas instituições de ciência, pesquisa e inovação, para coordenar e formular políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do estado. O Amapá tem um grande potencial nesta área e a gente espera que o conselho possa ser esse elo de integração entre a formulação de políticas públicas e as instituições que geram conhecimento, criam negócios, produtos, serviços e riqueza, para o estado”, destacou Edivan Andrade, secretário da Ciência e Tecnologia do Amapá.

A consolidação do Conselho Estadual foi possível com a atuação da deputada estadual, Edna Auzier, autora do projeto de lei de reestruturação do órgão.

 

“É uma satisfação muito grande poder contribuir para o desenvolvimento do estado. Nós fizemos a solicitação para a reativação do conselho, além disso, reestruturamos o decreto de instituição do órgão, que precisava de melhorias com relação às finalidades e objetivos e, principalmente, incluir órgãos importantes que não estavam compondo o órgão”, explicou Edna.

 

O mandato dos novos conselheiros se estende até o ano de 2026, e marca o contínuo esforço do Governo do Estado em promover ações de fortalecimento do setor.

 

O conselho terá o objetivo chamar a sociedade civil amapaense para participar da formulação de políticas públicas e programas voltados para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador, do estado. A instituição foi reestruturada a partir da Lei 2.754, de 25 de agosto de 2022, e tem caráter permanente e consultivo deliberativo.

 

Homenagens

Durante a cerimônia de posse dos novos membros do Consecti, o Governo do Amapá também homenageou todos os ex-gestores da Setec com a entrega de troféus em reconhecimento ao importante trabalho que desempenharam para promover o crescimento e fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação no Amapá.

 

Para Davi Nobre, de 14 anos, filho do ex-secretário Robério Aleixo Anselmo Nobre, foi uma honra receber a homenagem feita ao pai, já falecido, que atuou na Setec no período de 2016 a 2017.

 

“Eu fico muito agradecido por não se esquecerem do meu pai, que foi um dos pioneiros em trazer novas ideias sobre ciência, tecnologia e inovação, para o nosso estado”, ressaltou o jovem.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade