Política

Mutirão internacional de cirurgias cardíacas gratuitas é iniciado em Macapá

Cerca de 25 pessoas serão beneficiadas, das quais 15 crianças que foram selecionadas por especialistas do Amapá. Triagem incluiu pacientes que seriam operados em outros estados


Começou nesta segunda-feira (31) o mutirão internacional de cirurgias cardíacas gratuitas no Hospital São Camilo, em Macapá, com previsão de atendimento de 25 pessoas, das quais 15 crianças que foram selecionadas por especialistas do Amapá. A maioria integra relação de pacientes que seriam operados em outros através do programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Antes da abertura oficial, que ocorreu no auditório do Hospital São Camilo, um dos coordenadores da ação, o médico cardiologista e deputado estadual Doutor Furlan falou no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9) sobre o trabalho que será desenvolvido durante as próximas semanas.

“A missão voluntaria internacional de cirurgias cardíacas aconteceu pela segunda vez em Macapá; a primeira ocorreu no ano passado, quando foram realizadas 19 cirurgias. Nesta edição há previsão de atender 25 pessoas que foram selecionadas por especialistas do Amapá, dos quais 15 são crianças, sendo que grande parte seria operada em outros estados através do TFD. Para hoje (segunda-feira) estavam previstas três cirurgias, mas apenas duas serão realizadas, porque um paciente internado no sábado estava com conjuntivite, que está sendo tratada para que possa ser operado daqui a duas semanas, mas a previsão é de pelo menos três cirurgias por dia”, relatou.

De acordo com Doutor Furlan, a missão conta com 18 profissionais de outros estados, que se juntam aos especialistas do Amapá: “O governo do estado (GEA) disponibilizou uma equipe de médicos especialistas da Sesa para dar suporte à ação, que é uma iniciativa do Cardiostart Internacional, que foi fundada em 1987 e conta atualmente com 25 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e pesquisadores, de diversas nacionalidades, que realiza essas ações de forma voluntária em pelo menos 27 países até agora, tendo como maior foco educar e auxiliar equipes médicas locais no fornecimento de cirurgia cardíaca e serviços cardíacos a adultos e crianças em países em desenvolvimento”.

Paralelamente às cirurgias cardíacas, Doutor Furlan esclareceu que os profissionais da Cardiostart também ministrarão palestras, cursos e a extensão com atendimentos e triagem de febre reumática, com exames de ecocardiogramas para 350 crianças do Centro Maria Imaculada, em Santana, da Associação Nossa Família, e no Rio Vila Nova, em Mazagão.

Deixe seu comentário


Publicidade