Política

“Podemos ocupar os mesmos espaços políticos que os homens”, afirma Republicana durante seminário no Amapá

III Seminário de Formação Política das Mulheres Republicanas do Amapá


“A mulher pode ocupar os mesmos espaços políticos que o homem ocupa, basta se capacitar. Hoje é uma noite de empoderamento. Esse seminário nos garante o direito, sobretudo, de estarmos cientes sobre a luta pelos nossos direitos, como a total igualdade entre os gêneros, por exemplo. É uma noite de promoção da educação, capacitação e desenvolvimento profissional para nós, mulheres.”

Foi o que disse em entrevista a presidente da Associação de Moradores do bairro Açaí, Lucinete Fernandes, que como mais de quinhentas pessoas participou na noite de sexta-feira (06) do III Seminário de Formação Política das Mulheres Republicanas do Amapá.

O evento foi coordenado pela presidente do Republicanos Amapá, deputada federal Aline Gurgel. “O Republicanos vêm buscando o fortalecimento e participação ativa da mulher na política. É necessário que ocupemos nossos espaços, afinal, as mulheres representam 51,7% do total de pessoas do país. Muitas mulheres ainda têm dificuldades de ocupar cargos de poder, serem eleitas ou terem voz ativa nas tomadas de decisões políticas. Isso acontece devido à exclusão histórica das mulheres na política e que reverbera, até hoje, no nosso cenário de baixa representatividade feminina nas esferas do poder. Então, estamos incentivando e dando as ferramentas necessárias para que as mulheres amapaenses mostrem sua representatividade na política”, afirmou Aline Gurgel.


Ingrid Valeria Teixeira, que assumiu recentemente a Secretaria Estadual do Mulheres Republicanas, afirmou que eventos como o de sexta-feira passam a ocorrer de forma regular. “Esses seminários serão feitos em larga escala. Hoje, estamos lançando um projeto que será ampliado para todos os municípios, fazendo com que as mulheres sejam estimuladas a ingressar na política, mostrando seus valores e revelando que elas podem ser, sim, políticas compromissadas com a população”, declarou.

O objetivo do III Seminário de Formação Política das Mulheres Republicanas Amapá foi o de preparar lideranças políticas femininas para que tenham sucesso nas eleições municipais de 2020.

Durante o evento ocorreram palestras, capacitação na área de marketing digital e legislação, onde as mulheres puderam conhecer seus direitos e também compreender o importante papel de uma agremiação política. Também tomaram posse as presidentes dos diretórios municipais.

“Precisamos qualificar as mulheres que disputarão as eleições de 2020. O deputado Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos, sempre defende capacitações e a participação maciça de mulheres nos espaços de poder”, concluiu Aline.


Deixe seu comentário


Publicidade