Política

“Podemos ocupar os mesmos espaços políticos que os homens”, afirma Republicana durante seminário no Amapá

III Seminário de Formação Política das Mulheres Republicanas do Amapá

Compartilhe:

“A mulher pode ocupar os mesmos espaços políticos que o homem ocupa, basta se capacitar. Hoje é uma noite de empoderamento. Esse seminário nos garante o direito, sobretudo, de estarmos cientes sobre a luta pelos nossos direitos, como a total igualdade entre os gêneros, por exemplo. É uma noite de promoção da educação, capacitação e desenvolvimento profissional para nós, mulheres.”

Foi o que disse em entrevista a presidente da Associação de Moradores do bairro Açaí, Lucinete Fernandes, que como mais de quinhentas pessoas participou na noite de sexta-feira (06) do III Seminário de Formação Política das Mulheres Republicanas do Amapá.

O evento foi coordenado pela presidente do Republicanos Amapá, deputada federal Aline Gurgel. “O Republicanos vêm buscando o fortalecimento e participação ativa da mulher na política. É necessário que ocupemos nossos espaços, afinal, as mulheres representam 51,7% do total de pessoas do país. Muitas mulheres ainda têm dificuldades de ocupar cargos de poder, serem eleitas ou terem voz ativa nas tomadas de decisões políticas. Isso acontece devido à exclusão histórica das mulheres na política e que reverbera, até hoje, no nosso cenário de baixa representatividade feminina nas esferas do poder. Então, estamos incentivando e dando as ferramentas necessárias para que as mulheres amapaenses mostrem sua representatividade na política”, afirmou Aline Gurgel.


Ingrid Valeria Teixeira, que assumiu recentemente a Secretaria Estadual do Mulheres Republicanas, afirmou que eventos como o de sexta-feira passam a ocorrer de forma regular. “Esses seminários serão feitos em larga escala. Hoje, estamos lançando um projeto que será ampliado para todos os municípios, fazendo com que as mulheres sejam estimuladas a ingressar na política, mostrando seus valores e revelando que elas podem ser, sim, políticas compromissadas com a população”, declarou.

O objetivo do III Seminário de Formação Política das Mulheres Republicanas Amapá foi o de preparar lideranças políticas femininas para que tenham sucesso nas eleições municipais de 2020.

Durante o evento ocorreram palestras, capacitação na área de marketing digital e legislação, onde as mulheres puderam conhecer seus direitos e também compreender o importante papel de uma agremiação política. Também tomaram posse as presidentes dos diretórios municipais.

“Precisamos qualificar as mulheres que disputarão as eleições de 2020. O deputado Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos, sempre defende capacitações e a participação maciça de mulheres nos espaços de poder”, concluiu Aline.

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *