Política

Ranfolfe e Clécio Luís acompanham trabalho da Defesa Civil no

Segundo o Senador, é necessário um esforço conjunto para evitar novos alagamentos



 

Nessa sexta-feira, 20, o senador Randolfe Rodrigues e o prefeito de Macapá, Clécio Luís, ambos do PSol-AP, acompanharam o trabalho da Defesa Civil Municipal e o prefeito de Macapá, Clécio Luís, em alguns pontos de alagamento na cidade de Macapá. A leitura do pluviômetro de hoje detectou que em 24h choveu 133mm, o equivalente a cinco dias de chuvas.

A Defesa Civil Municipal de Macapá dividiu cem homens em equipes de dez pessoas para monitorar na capital as áreas de risco com possibilidade de inundação. “A prefeitura fez a limpeza dos bueiros e das áreas de ressaca para evitar os alagamentos, mas o volume de chuva foi muito intenso”, explicou o coordenador Maikon Kirley.

“É necessário um esforço conjunto para evitar outros alagamentos”, disse o senador na passarela Dias Gomes, no bairro do Muca. “Minha casa foi para o fundo”, disse a moradora Sandra. Segundo com o Instituto de Estudo e Pesquisa do Estado do Amapá (IEPA) a previsão é de 450mm de chuvas para o mês de março.

Zerão, Universidade, Novo Buritizal, Congós, Muca, Pedrinhas, Canal da Mendonça Júnior (Centro), Beirol, Jesus de Nazaré, Araxá, Cidade Nova, São Lázaro, Canal do Jandiá e Novo Horizonte são os bairros que até o momento sofreram com as fortes chuvas. De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Macapá, duas famílias que ficaram desabrigadas estão alojadas no Projeto Macapá Crianças, nas Pedrinhas, provisoriamente.

O fenômeno da maré alta é resultado do Equinócio da Primavera, que coincide com a lua nova. A previsão é de que o nível da água possa chegar a até 3,5 metros. Além de Macapá, outros seis municípios estão em alerta com a possibilidade de alagamentos por causa da cheia da maré nos rios Amazonas, Araguari, Calçoene e Jari. Eles influenciam em Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Itaubal e Calçoene. O período da maré alta compreende 18 a 26 de março. A Defesa Civil do Estado informou que não houve chamados nos municípios em alerta no interior do Amapá.


Deixe seu comentário


Publicidade