Política

Vice-prefeito assume prefeitura de Oiapoque depois do afastamento da prefeita pela Justiça Federal

Erlis Karipunas é o segundo indígena a assumir o comando da prefeitura da fronteira com a Guiana Francesa


Paulo Silva
Editoria de Política

 

Erlis dos Santos Karipunas (PSB), 48 anos, vice-prefeito de Oiapoque, assumiu na tarde desta quarta-feira (24) o comando da prefeitura depois do afastamento da prefeita Maria Orlanda Marques Garcia (PSDB), determinado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (Brasília), no bojo da deflagração da segunda fase da Operação Panaceia pela Polícia Federal.

 

O Diário do Amapá falou com Erlis Karipunas, que até então vinha morando na Aldeia do Manga mas desde ontem está na cidade. Ele confirmou que a solenidade de posse acontecerá na manhã de quinta-feira (25), mas já estava buscando informações com a Polícia Federal sobre a situação na prefeitura, alvo de duas operações em menos de duas semana.

 

Erlis Karipunas é o segundo índio a comandar a prefeitura de Oiapoque, norte do Amapá, fronteira com a Guiana Francesa. O primeiro foi João Neves, também do PSB, da etnia Galibi Marworno, de janeiro de 1996 a dezembro de 2000. Neves foi o primeiro índio do país a assumir o comando de uma prefeitura.

 

Nesta segunda fase da Operação Panaceia, a prefeita Maria Orlanda foi afastada de suas funções como medida cautelar. A operação, conduzida pelo Ministério Público Federal (MPF) em conjunto com a Polícia Federal (PF), investiga, entre outros possíveis ilícitos, o desvio de medicamentos e testes de diagnósticos para Covid-19 e o uso indevido de serviços públicos de saúde.

 

As investigações indicam que testes de diagnóstico e medicamentos para o tratamento da doença eram desviados e disponibilizados para pessoas sem necessidade comprovada, com direcionamento das autoridades locais. Também foi identificado o uso indevido de ambulâncias e equipe móveis de saúde no atendimento de pacientes, sem a adoção de normas e critérios técnicos estabelecidos, causando prejuízo no atendimento regular à população.

 

Na segunda fase da operação, que resultou no afastamento da prefeita também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em residências de servidores públicos do município. É apurada ainda a compra de bens de uso particular com recursos públicos, como o caso de três bolsas femininas por quase R$5 mil. Até o fechamento deste texto a prefeita afastada não havia se manifestado.


Deixe seu comentário


Publicidade