Política

Waldez reitera apoio ao Consórcio Brasil Verde durante Fórum Nacional de Governadores

O modelo foi idealizado em setembro pelos líderes estaduais com foco na proteção do meio ambiente e propõe coordenações regionais pelos biomas brasileiros.


O governador , Waldez Góes, reiterou a adesão do Amapá ao Consórcio Brasil Verde durante um encontro online do Fórum Nacional de Governadores. O modelo foi idealizado em setembro pelos líderes estaduais com foco na proteção do meio ambiente e propõe coordenações regionais pelos biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Pampa, Mata Atlântica, Caatinga e Pantanal.

Os representantes dos estados brasileiros discutiram o detalhamento do plano, que tem o objetivo de promover ações conjuntas para alcançar a economia verde e o desenvolvimento sustentável. A ideia é trabalhar a neutralização da emissão de carbono, com investimentos em fontes de energia renovável, reflorestamento e fiscalização do desmatamento ilegal.

Para Góes, o cenário dos dias atuais são propícios para união e debate de políticas públicas com foco no meio ambiente.

“Estamos em um momento ideal para estabelecer essa pactuação nacional. Por isso, dou total apoio à adesão. Podemos chegar na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas [COP 26] com diversas coisas boas para apresentar, principalmente com a consolidação do consórcio”, ressaltou Góes.

 

Consórcio Brasil Verde

Além do Amapá, já declararam a intenção de participar do consórcio os estados do Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Goiás, Santa Catarina, Tocantins, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Piauí, Mato Grosso, Bahia e Distrito Federal.

A discussão continuará nos próximos encontros do fórum, envolvendo as procuradorias-gerais dos estados e representantes das secretarias estaduais relacionadas. Com os termos do consórcio elaborados ainda neste ano, as propostas serão encaminhadas para as respectivas Assembleias Legislativas estaduais, para início dos trabalhos em 2022.

Participaram da reunião os governadores Renato Casagrande (ES), João Doria (SP), Ronaldo Caiado (GO), Carlos Moisés (SC), Fátima Bezerra (RN), Mauro Mendes (MT) e Wellington Dias (PI), além dos vice-governadores Ranolfo Vieira Júnior (RS), Paco Britto (DF), o governador em exercício Darci Piana (PR) e representantes das secretarias de meio ambiente de Roraima, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Bahia, Pará e Goiás.

Waldez reitera apoio ao Consórcio Brasil Verde durante Fórum Nacional de Governadores


Deixe seu comentário


Publicidade