Turismo

Campanha nacional incentiva turistas a visitarem as belezas naturais do Rio Curiaú

Governo do Amapá apoia a ação, que busca atrair visitantes às áreas de conservação ambiental do Brasil, sensibilizando as pessoas sobre os cuidados com a natureza.


O Governo do Amapá promoveu momentos de lazer e conscientização ambiental na sexta-feira, 21, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Curiaú, em Macapá. A ação faz parte da campanha nacional ‘Um Dia no Parque’ que, em 2023, tem o tema ‘É hora de cuidar do nosso lar’ e busca atrair visitantes para as unidades de conservação ambiental em todo o Brasil, sensibilizando as pessoas sobre a necessidade de preservação ambiental.

No Amapá, a programação contou com passeios de canoa pelo rio Curiaú e seus afluentes, apresentações artísticas de marabaixo, sensibilização ambiental e contemplação do pôr do sol. As atividades se concentraram no deck panorâmico da APA, recém-inaugurado pelo Governo do Estado para incentivar o turismo sustentável da região.

Um dos participantes foi o turista de São Paulo Lucas Sales, que está na capital amapaense a passeio e teve a oportunidade de conhecer a beleza da paisagem amazônica.
“Esse movimento de conscientização da necessidade de cuidar desse lugar é fundamental para manutenção da área de um espaço que só se vê no Norte do Brasil”, disse o turista.

Economia aquecida

O movimento impulsionou as vendas do comércio local, como detalhou a vendedora Luana Paixão, que administra um dos quiosques do espaço.
“Quando ocorrem ações como essa, as nossas vendas aumentam consideravelmente e isso, sem dúvida, melhora o nosso lucro, ajuda na divulgação do nosso estabelecimento e da nossa culinária”, disse a comerciante.

A programação foi organizada pelas secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema), do Turismo (Setur) e da Cultura (Secult) para estimular o contato da população com a natureza. A gestora da Sema, Taisa Mendonça, destacou a simbologia da campanha e o compromisso do Governo em promover a conscientização ambiental.

“Estamos empenhados em preservar as riquezas naturais do Amapá. A campanha Um Dia no Parque é uma excelente oportunidade para unir esforços em prol do meio ambiente, e com o apoio da população, podemos alcançar os resultados esperados”, afirmou a secretária.

Mais preservação

Para o coordenador de Gestão de Unidades de Conservação e Biodiversidade da Sema, Euryandro Costa, a adesão à campanha é uma forma de valorizar as unidades de conservação estaduais e de ampliar a conscientização para a necessidade de preservar essas áreas.
“As unidades de conservação, cada uma com suas particularidades, são de uma riqueza e de uma grande potencialidade em relação à biodiversidade, que precisam ser conhecidas e entendidas, para que possam ser utilizadas com responsabilidade e sustentabilidade, e trazer a sociedade em geral para dentro dos espaços naturais, sendo essa, uma iniciativa de valorização dessas unidades”, pontuou Euryandro.

A moradora do quilombo do Curiaú e servidora da Sema Rosa Ramos falou do significado de um momento como esse para os moradores da APA.

“Estamos num dia privilegiado, que a APA do Rio Curiaú entrou na programação da campanha nacional Um Dia no Parque e pra gente, enquanto morador é de fundamental importância mostrar para todos o quanto é bonito esse lugar e o quanto ele precisa ser preservado”, disse Rosa.

Uma apresentação de marabaixo feita pelos alunos da Escola Estadual José Bonifácio, que fica no quilombo, tornou o evento ainda mais representativo da cultura amapaense. Após participar da dança, Tomás Ramos, estudante da escola e morador da comunidade, disse que fazer parte desse momento, é um privilégio.

“É muito importante saber que ainda há pessoas que se interessam em conhecer e perpetuar a nossa cultura, principalmente o marabaixo e o batuque, que são tão fortes”, disse Tomás.

Espaços protegidos

A APA do Rio Curiaú é uma das 21 Unidades de Conservação do Amapá. Esses espaços são protegidos por lei e desempenham um papel fundamental na preservação dos recursos naturais, na promoção da pesquisa científica, na recreação, no lazer e na educação ambiental, mas também garantem o uso sustentável por meio de concessões para o manejo florestal, extrativismo, serviços ambientais e garantias de direitos das comunidades tradicionais.

A ação teve o apoio do Batalhão Ambiental, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, do Instituto de Proteção do Meio Ambiente (INPA) e da Escola Estadual José Bonifácio.


Deixe seu comentário


Publicidade