Última Hora

Clécio assume presidência da Associação dos Municípios do Amap

Cerimônia ocorreu na manhã desta quarta-feira, 22, na sede da Caixa Econômica, no Buritizal. Fórum dos Prefeitos está marcado para 12 de maio



(Foto - Elson Sumer)

O prefeito de Macapá, Clécio Luís (Psol), tomou posse na manhã dessa quarta-feira, 22, como presidente da Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap) em cerimônia no auditório da Caixa Econômica Federal (CEF), no bairro Buritizal. Clécio assume a presidência no lugar da ex prefeita de Laranjal do Jari, Euricélia Cardoso. Atualmente, apenas 11 dos 16 municípios do Amapá fazem parte da associação.

Em seu discurso de posse o prefeito macapaense se dirigiu diretamente ao governador do Amapá em exercício Papaléo Paes (PP), afirmando que o estado terá papel fundamental na interlocução com os municípios para assegurar suas reestruturações.

“Estamos enfrentando a pior crise política e financeira dos últimos 30 anos. Os municípios estão sofrendo diretamente com os impactos, principalmente com a redução dos repasses da União e dos estados. Dessa forma, estamos pedindo ao governo do Amapá essa atenção especial para discutirmos as problemáticas e encontrar soluções para o enfrentamento desse quadro”, destacou.

O gestor lembrou que além de cofres vazios os municípios sofrem com questões estruturantes e de tecnologia. “Além de estar sofrendo com a escassez de recursos, os municípios estão recebendo ‘goela abaixo’ outras demandas para as quais não estão preparados, como é o caso da municipalização da saúde e da educação, da iluminação pública e mais recentemente até da área de segurança pública. Só estamos recebendo os ônus, mas os bônus não acompanham essas medidas adotadas pela União. Temos que inverter essa pirâmide sob pena de enfrentarmos dias ainda mais tenebrosos”, relatou com preocupação o prefeito.

Clécio disse ainda que os municípios enfrentam dificuldades na hora de fechar a captação de recursos para obras e serviços por falta de contrapartidas. “Os municípios deixam de fazer muitas obras por não terem dinheiro para as contrapartidas. É neste momento que a parceria com o estado é fundamental. As emendas parlamentares também seguem o mesmo caminho”, observou.

Uma das prioridades adotadas pelo novo presidente da Ameap é a capacitação de técnicos das prefeituras. “Recebo com muito orgulho o posicionamento da presidente do Tribunal de Contas do Estado, Maria Elizabeth, que se colocou à disposição para dar suporte técnico às prefeituras durante a elaboração dos processos. Com isso a presidente demonstra que não está preocupada apenas em julgar as contas, mas sim em dar suporte aos municípios para que esse trâmite seja o mais transparente possível. Teremos certamente um grande avanço”, destacou.

No encerramento de seu discurso, Clécio pediu ao governador em exercício para que o Fórum dos Prefeitos seja realizado dentro da maior brevidade possível. “O governador Waldez Góes, durante sua campanha eleitoral, tratou desse Fórum como prioridade e gostaríamos que agora, eleito, faça valer essa decisão”, cobrou.

Papaléo Paes afirmou ao término da fala do prefeito que o Fórum já foi definido. “Gostaria de anunciar neste momento que o Fórum dos Prefeitos ocorrerá no dia 12 de maio. O estado tem todo interesse de ouvir os prefeitos, suas reivindicações, para juntos montarmos essa agenda de reconstrução dos municípios. O governador Waldez certamente fará valer o seu discurso de campanha: ‘Vamos cuidar das cidades e das pessoas’. Em relação ao novo presidente da Ameap, quero afirmar que o estado será, sim, parceiro nesta empreitada”, concluiu.

 


Deixe seu comentário


Publicidade