Última Hora

Deputado Moisés Souza preside Assembleia por mais dois anos

Presidente reeleito teve 15 votos dos 18 deputados presentes em sessão; houve uma abstenção



 

Com 15 votos dos 18 deputados estaduais presentes à sessão, o deputado Moisés Souza (PSC) foi reeleito para o cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (AL). A eleição aconteceu na tarde dessa segunda-feira, 2. Apenas uma chapa concorreu ao pleito. Além de Moisés, passam a compor a Mesa Diretora os deputados Kaká (PTdoB) – 1º vice presidente, Roseli Matos (DEM) – 2ª vice presidente, Luciana Gurgel (PR) – 1ª secretária, Edna Auzier (Pros) – 2ª secretária, Augusto Aguiar (PMDB) – 3º secretário, e Pastor Oliveira (PRB) – 4º secretário.

Do total de 24 deputados estaduais, apenas 18 votaram, porque seis chegaram atrasados à sessão. O Regimento Interno da AL exige que a eleição ocorra no horário para o qual foi marcada. Como o voto é secreto, não se sabe quais foram os parlamentares que deixaram de votar na chapa vencedora, à exceção da deputada Cristina Almeida (PDB), que declarou que se absteve de votar.

Estreante no legislativo estadual, o deputado Paulo Lemos (PSol) ainda ensaiou uma candidatura, mas faltou apoio político para a disputa. Em contrapartida, momentos antes do pleito, o partido emitiu Nota à Imprensa, afirmando que “nenhuma candidatura apresentada para a eleição da Mesa Diretora da ALAP nos representa, e que nossos mandatos serão ferramentas de defesa dos interesses do povo do Amapá, oposição ao governo estadual e combatentes incansáveis na luta por mais transparência e responsabilidade no uso dos recursos públicos na Assembleia e no Governo do Estado”.

Ainda na Nota, o Psol torna público que os parlamentares do partido “não estão autorizados a apoiar, votar ou compor nenhuma chapa apresentada para a eleição da Mesa Diretora”, e orienta que “nossos mandatos façam declaração pública de voto, se assim o Regimento Interno da casa permitir”, alertando que “qualquer descumprimento dessa resolução representa falta grave e estará sujeita às penalidades previstas no Art. 18 e 19 do Estatuto do PSOL”.

Suspense
Até poucas horas antes do pleito, o deputado Moisés Souza (PSC), que é presidente da AL desde 2011, manteve segredo sobre se disputaria ou não um novo mandato, mas já se sabia que o parlamentar era o favorito da esmagadora maioria dos deputados.

Os membros da Mesa Diretora têm mandato de dois anos, podendo ser candidatos à reeleição.


Deixe seu comentário


Publicidade