Última Hora

Estudo aponta redução de 57% em acidentes de trabalho na CEA

Resultado positivo na redução dos acidentes se deve à intensificação das inspeções de segurança.



Agência Amapá/Tina Sanches

A Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho (DIMST), órgão ligado ao Departamento de Gestão de Pessoas (DGEP) da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), apresentou levantamento estatístico de acidentes de trabalho ocorridos em 2014, envolvendo trabalhadores da empresa.

De acordo com o chefe da divisão, Marconi Cruz, os dados dos acidentes ocorridos apresentaram uma redução significativa.

“Nos dados apresentados, observamos que nos últimos dois anos houve uma redução de 57% nos números absolutos de acidentes. Se compararmos os dados de 2012 a 2014, a redução chega a 82%”, enfatizou Marconi Cruz.

Segundo ele, a expressiva redução pode ser explicada, principalmente, pelo empenho de cada setor e pelos investimentos feitos, nos últimos anos, pela diretoria executiva da CEA. Isso reflete a preocupação da empresa com a saúde e a segurança de seus trabalhadores que, constantemente, são expostos ao perigo até mesmo pelo risco que suas atividades representam.

O resultado positivo na redução dos acidentes se deve à intensificação das inspeções de segurança, aos investimentos na compra de equipamentos de proteção individual e coletivos, à aplicação de treinamentos, palestras e campanhas educativas para a segurança e saúde do trabalho, e aos investimentos em exames médicos ocupacionais. O amadurecimento da consciência de prevenção por parte dos trabalhadores da CEA foi outro fator que contribuiu para a redução no número de acidentes.

Marconi Cruz informou que para o ano de 2015, a Companhia de Eletricidade almeja “zero” no número de acidentes. “Para isso continuaremos com as ações que surtiram efeito e estamos planejando a implantação de ferramentas prevencionistas, como o diálogo de saúde e segurança com as equipes de campo, a adoção dos procedimentos de segurança para o trabalho em altura (NR 35), campanhas de conscientização para a segurança no trânsito e cursos de reciclagem em NR 10”, destacou.

A apresentação das ocorrências segue normas reguladoras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), cujo Mapa Estatístico contendo os dados referentes aos acidentes de trabalho deve ser elaborado anualmente.


Deixe seu comentário


Publicidade