Pe. Claudio Pighin

Louvai o Senhor porque ele é bom

O salmo 105, das Sagradas Escrituras, devido sua extensão, deixei de transcrever a última parte, conta-nos a história de Israel, focando a parte da sua infidelidade. Leia atentamente.

“Aleluia. Louvai o Senhor porque ele é bom, porque a sua misericórdia é eterna. Quem contará os poderosos feitos do Senhor? Quem poderá apregoar os seus louvores? Felizes aqueles que observam os preceitos, aqueles que, em todo o tempo, fazem o que é reto. Lembrai-vos de mim, Senhor, pela benevolência que tendes com o vosso povo. Assisti-me com o vosso socorro, para que eu prove a felicidade de vossos eleitos, compartilhe do júbilo de vosso povo e me glorie com os que constituem vossa herança. Como nossos pais, nós também pecamos, cometemos a iniquidade, praticamos o mal. Nossos pais, no Egito, não prezaram os vossos milagres, esqueceram a multidão de vossos benefícios e se revoltaram contra o Altíssimo no mar Vermelho. Mas ele os poupou para a honra de seu nome, para tornar patente o seu poder. Ameaçou o mar e ele se tornou seco, e os conduziu por entre as ondas como através de um deserto. Livrou-os das mãos daquele que os odiava, e os salvou do poder inimigo. As águas recobriram seus adversários, nenhum deles escapou. Então acreditaram em sua palavra, e cantaram os seus louvores. Depressa, porém, esqueceram suas obras, e não confiaram em seus desígnios. Entregaram-se à concupiscência no deserto, e tentaram a Deus na solidão. Ele lhes concedeu o que pediam, mas os feriu de um mal mortal. Em seus acampamentos invejaram Moisés e Aarão, o eleito do Senhor. Abriu-se a terra e tragou Datã, e sepultou os sequazes de Abiron. Um fogo devassou as suas tropas e as chamas consumiram os ímpios. Fabricaram um bezerro de ouro no sopé do Horeb, e adoraram um ídolo de ouro fundido. Eles trocaram a sua glória pela estátua de um touro que come feno. Esqueceram a Deus que os salvara, que obrara prodígios no Egito, maravilhas na terra de Cam, estupendos feitos no mar Vermelho. Já cogitava em exterminá-los se Moisés, seu eleito, não intercedesse junto dele para impedir que sua cólera os destruísse. Depois, eles desprezaram uma terra de delícias, desconfiados de sua palavra. (…).”
O salmo inicia mostrando a iniquidade e o mal praticado pelo povo. Depois passa pelo deserto, onde a fome provoca rebeliões e desconfiança nos desígnios de Deus. Assim, o Senhor intervém fornecendo o maná e as codornizes. Logo em seguida, a terra tragou Datã e sepultou os sequazes de Abiron e a fabricação do bezerro de ouro no Horeb e sua adoração por parte do povo escolhido. O povo, neste caso, se torna idolátrico, uma blasfema contra o seu Deus. Depois disso, descreve, o autor do hino, a murmuração de Israel como um resumo de toda a infidelidade do povo e, ao mesmo tempo, rejeita seriamente o pecado ligado aos cultos de fertilidade realizados no santuário pagã de Baal Peor (vv28-31).

Além do mais, a incredulidade perante as águas de Meribá e outras infidelidades na terra prometida demonstram o quanto este povo foi rebelde e de cabeça dura. Eu acho que aquela história se repete ainda hoje: quanta dureza no nosso coração e, assim, nos afastamos do nosso Deus que faz contínuos prodígios entre nós. Dito isto, podemos notar uma constante em todas essas reflexões do salmo em que existe um binômio da retribuição bíblica: ‘delito-castigo’. Além desse, acompanha também outro binômio positivo da ‘conversão-perdão’. Isto representa a história da salvação que não para, é sempre ativa.

Sendo assim, se reconfirma a esperança de salvação não obstante todas as dificuldades da vida humana e as tortuosidades dos seus caminhos bem amargos. O autor do salmo mostra, deste modo, que a última palavra de Deus não é aquela do julgamento e da condenação, mas do perdão e à chamada da conversão. De tal modo, expressa-se um olhar caridoso de Deus e que tem muita compaixão do seu povo. Um Deus que abre perante o pecador arrependido o nascimento de um novo dia que não terá fim.

O papa Francisco falou na sua homilia em S. Marta-Vaticano – 30.10.15: “Deus tem compaixão. Tem compaixão por cada um de nós, tem compaixão da humanidade e mandou seu Filho para curá-la, para regenerá-la, para renová-la… Deus tem compaixão. Deus coloca o seu coração de Pai, coloca o seu coração por cada um de nós. E quando Deus perdoa, perdoa como um Pai e não como um funcionário do tribunal, que lê a sentença e diz: ‘Absolvido por insuficiência de provas’. Nos perdoa por dentro. Perdoa porque se colocou no coração desta pessoa”.

Celebrai o senhor, aclamai o seu nome!

O salmo 104, das Sagradas Escrituras, apresenta a história de salvação que Israel canta na liturgia. É um salmo bem resplandecente e pleno de confiança na ação redentora de Deus. É um hino que revela toda a sua rejeição ao pecado que prejudica a vida. É, em síntese, uma exaltação da história de salvação de Israel.

“Aleluia. Celebrai o Senhor, aclamai o seu nome, apregoai entre as nações as suas obras. Cantai-lhe hinos e cânticos, anunciai todas as suas maravilhas. Gloriai-vos do seu santo nome; rejubile o coração dos que procuram o Senhor. Recorrei ao Senhor e ao seu poder, procurai continuamente sua face.

Recordai as maravilhas que operou, seus prodígios e julgamentos por seus lábios proferidos, ó descendência de Abraão, seu servidor, ó filhos de Jacó, seus escolhidos! É ele o Senhor, nosso Deus; suas sentenças comandam a terra inteira. Ele se lembra eternamente de sua aliança, da palavra que empenhou a mil gerações, que garantiu a Abraão, e jurou a Isaac, e confirmou a Jacó irrevogavelmente, e a Israel como aliança eterna, quando disse: Dar-te-ei a terra de Canaã, como parte de vossa herança. Quando não passavam de um reduzido número, minoria insignificante e estrangeiros na terra, e andavam errantes de nação em nação, de reino em reino, não permitiu que os oprimissem, e castigou a reis por causa deles. Não ouseis tocar nos que me são consagrados, nem maltratar os meus profetas. E chamou a fome sobre a terra, e os privou do pão que os sustentava. Diante deles enviara um homem: José, que fora vendido como escravo. Apertaram-lhe os pés entre grilhões, com cadeias cingiram-lhe o pescoço, até que se cumpriu a profecia, e o justificou a palavra de Deus. Então o rei ordenou que o soltassem, o soberano de povos o livrou, e o nomeou senhor de sua casa e governador de seus domínios, para, a seu bel-prazer, dar ordens a seus príncipes, e a seus anciãos, lições de sabedoria. Então Israel penetrou no Egito, Jacó foi viver na terra de Cam. Deus multiplicou grandemente o seu povo, e o tornou mais forte que seus inimigos. Depois, de tal modo lhes mudou os corações, que com aversão trataram o seu povo, e com perfídia, os seus servidores. Mas Deus lhes suscitou Moisés, seu servo, e Aarão, seu escolhido. Ambos operaram entre eles prodígios e milagres na terra de Cam. Mandou trevas e se fez noite, resistiram, porém, às suas palavras. Converteu-lhes as águas em sangue, matando-lhes todos os seus peixes. Infestou-lhes a terra de rãs, até nos aposentos reais. A uma palavra sua vieram nuvens de moscas, mosquitos em todo o seu território. Em vez de chuva lhes mandou granizo e chamas devorantes sobre a terra. Devastou-lhes as vinhas e figueiras, e partiu-lhes as árvores de seus campos. A seu mandado vieram os gafanhotos, e lagartas em quantidade enorme, que devoraram toda a erva de suas terras e comeram os frutos de seus campos. Depois matou os primogênitos do seu povo, primícias de sua virilidade. E Deus tirou os hebreus carregados de ouro e prata; não houve, nas tribos, nenhum enfermo. Alegraram-se os egípcios com sua partida, pelo temor que os hebreus lhes tinham causado. Para os abrigar Deus estendeu uma nuvem, e para lhes iluminar a noite uma coluna de fogo. A seu pedido, mandou-lhes codornizes, e os fartou com pão vindo do céu. Abriu o rochedo e jorrou água como um rio a correr pelo deserto, pois se lembrava da palavra sagrada, empenhada a seu servo Abraão. E fez sair, com júbilo, o seu povo, e seus eleitos com grande exultação. Deu-lhes a terra dos pagãos e desfrutaram das riquezas desses povos, sob a condição de guardarem seus mandamentos e observarem fielmente suas lei.”

Pela primeira vez nos salmos, ouve-se a palavra ‘aleluia’, aclamação festiva da liturgia e, nesse caso, uma liturgia de louvor. O hino é uma reflexão de louvor sobre o Credo de Israel, um Credo não feito de intelectualismo ou de elucubração mental, mas de ações históricas de Deus na vida do seu povo.

Essas ações se concentram em cinco pilares: a ‘aliança’, com os patriarcas do seu povo, a história de ‘José’ no Egito, as pragas do Egito, o êxodo da escravidão do Egito e, por fim, a chegada à terra prometida. No entanto, a respeito das dez pragas narradas pelo livro do Êxodo aqui, no salmo, temos somente oito pragas. Este salmo é uma releitura da história sagrada do ponto de vista divino. Deus entra na história da humanidade para conduzi-la e o fiel, assim, descobre a presença de Deus. Um Deus que serve o seu povo porque o ama. E justamente para a graça da terra e da liberdade exige como resposta que se observem as Leis reveladas por Deus. Portanto, ter a terra significa tanto o lugar de possuir os bens e da libertação física e social quanto o lugar espiritual de seguir a Deus na justiça.

Senhor, meu Deus, vós sois imensamente grande!

O salmo 103 das Sagradas Escrituras, que apresentamos hoje, é um verdadeiro hino poético sobre o mundo, o cosmo.

“Bendize, ó minha alma, o Senhor! Senhor, meu Deus, vós sois imensamente grande! De majestade e esplendor vos revestis, envolvido de luz como de um manto. Vós estendestes o céu qual pavilhão, acima das águas fixastes vossa morada. De nuvens fazeis vosso carro, andais nas asas do vento; fazeis dos ventos os vossos mensageiros, e dos flamejantes relâmpagos vossos ministros. Fundastes a terra em bases sólidas que são eternamente inabaláveis. Vós a tínheis coberto com o manto do oceano, as águas ultrapassavam as montanhas. Mas à vossa ameaça elas se afastaram, ao estrondo de vosso trovão estremeceram. Elevaram-se as montanhas, sulcaram-se os vales nos lugares que vós lhes destinastes. Estabelecestes os limites, que elas não hão de ultrapassar, para que não mais tornem a cobrir a terra. Mandastes as fontes correr em riachos, que serpeiam por entre os montes.

Ali vão beber os animais dos campos, neles matam a sede os asnos selvagens. Os pássaros do céu vêm aninhar em suas margens, e cantam entre as folhagens. Do alto de vossas moradas derramais a chuva nas montanhas, do fruto de vossas obras se farta a terra. Fazeis brotar a relva para o gado, e plantas úteis ao homem, para que da terra possa extrair o pão e o vinho que alegra o coração do homem, o óleo que lhe faz brilhar o rosto e o pão que lhe sustenta as forças. As árvores do Senhor são cheias de seiva, assim como os cedros do Líbano que ele plantou. Lá constroem as aves os seus ninhos, nos ciprestes a cegonha tem sua casa. Os altos montes dão abrigo às cabras, e os rochedos aos arganazes. Fizestes a lua para indicar os tempos; o sol conhece a hora de se pôr. Mal estendeis as trevas e já se faz noite, entram a rondar os animais das selvas. Rugem os leõezinhos por sua presa, e pedem a Deus o seu sustento. Mas se retiram ao raiar do sol, e vão se deitar em seus covis. É então que o homem sai para o trabalho, e moureja até o entardecer. Ó Senhor, quão variadas são as vossas obras! Feitas, todas, com sabedoria, a terra está cheia das coisas que criastes. Eis o mar, imenso e vasto, onde, sem conta, se agitam animais grandes e pequenos. Nele navegam as naus e o Leviatã que criastes para brincar nas ondas. Todos esses seres esperam de vós que lhes deis de comer em seu tempo. Vós lhes dais e eles o recolhem; abris a mão, e se fartam de bens. Se desviais o rosto, eles se perturbam; se lhes retirais o sopro, expiram e voltam ao pó donde saíram.

Se enviais, porém, o vosso sopro, eles revivem e renovais a face da terra. Ao Senhor, glória eterna; alegre-se o Senhor em suas obras! Ele, cujo olhar basta para fazer tremer a terra, e cujo contato inflama as montanhas. Enquanto viver, cantarei à glória do Senhor, salmodiarei ao meu Deus enquanto existir. Possam minhas palavras lhe ser agradáveis! Minha única alegria se encontra no Senhor. Sejam tirados da terra os pecadores e doravante desapareçam os ímpios. Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Aleluia.”

Quais os temas propostos desse maravilhoso salmo? Nos versículos de 1-4, o salmista nos apresenta uma manifestação de Deus bem luminosa em que o Criador se reveste de luz como de um manto e cobre todo o universo. Nos versículos de 5-9, focaliza-se como as águas no caos e como dela sai a estrutura planetária da terra. E nos versículos de 10-18, evidencia-se como é animada a vida da terra, fecundada das doces águas, pelas chuvas que vem do alto das quais os animais se servem. E os versículos de 18-24 descrevem o ritmo do tempo sinalizado da lua e do sol que marca a vida cotidiana.

A seguir, os versículos 25-26 descrevem o imenso mar, onde se agitam grandes e pequenos peixes, navegados pelos navios. Aparece também o monstro Leviatã reduzido por Deus a uma baleia feliz. Os versículos de 27-30 sublinham que todas as criaturas são ligadas ao Criador, que, por sua vez, recebem vida. Os versículos de 31-35 nos revelam uma manifestação gloriosa de Deus em que se confia que o mal e o pecado sejam eliminados da face da terra.

O que podemos observar em tudo isso? O protagonismo de Deus, do ser humano e do universo que são intimamente interligados entre eles. É evidente que Deus está acima de tudo e que Ele mesmo cuida de todos. E o ser humano é aquele que trabalha dentro da criação para dar sustento à sua vida. E, ao mesmo tempo, sabe contemplar e bendizer o Criador, porque consegue discernir a transcendência Dele em todo o universo.

Bendize minha alma, ao Senhor

O salmo 102, das Sagradas Escrituras, é por excelência um hino de louvor, de agradecimento ao Senhor. O ser humano manifesta toda a sua gratidão a Deus. Leia atentamente esta belíssima oração.

 

“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que existe em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e jamais te esqueças de todos os seus benefícios. É ele que perdoa as tuas faltas, e sara as tuas enfermidades. É ele que salva tua vida da morte, e te coroa de bondade e de misericórdia. É ele que cumula de benefícios a tua vida, e renova a tua juventude como a da águia.

 

O Senhor faz justiça, dá o direito aos oprimidos. Revelou seus caminhos a Moisés, e suas obras aos filhos de Israel. O Senhor é bom e misericordioso, lento para a cólera e cheio de clemência. Ele não está sempre a repreender, nem eterno é o seu ressentimento. Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos castiga em proporção de nossas faltas, porque tanto os céus distam da terra quanto sua misericórdia é grande para os que o temem; tanto o oriente dista do ocidente quanto ele afasta de nós nossos pecados. Como um pai tem piedade de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem, porque ele sabe de que é que somos feitos, e não se esquece de que somos pó. Os dias do homem são semelhantes à erva, ele floresce como a flor dos campos.

 

Apenas sopra o vento, já não existe, e nem se conhece mais o seu lugar. É eterna, porém, a misericórdia do Senhor para com os que o temem. E sua justiça se estende aos filhos de seus filhos, sobre os que guardam a sua aliança, e, lembrando, cumprem seus mandamentos. Nos céus estabeleceu o Senhor o seu trono, e o seu império se estende sobre o universo. Bendizei ao Senhor todos os seus anjos, valentes heróis que cumpris suas ordens, sempre dóceis à sua palavra. Bendizei ao Senhor todos os seus exércitos, ministros que executais sua vontade. Bendizei ao Senhor todas as suas obras, em todos os lugares onde ele domina. Bendize, ó minha alma, ao Senhor.”

 

O judaísmo deu um grande destaque a este salmo, tanto que o colocou na liturgia do Kippur, a solenidade da Expiação. Até a tradição cristã e toda a cultura ocidental lhe dão um ‘amplo respiro’, reconhecendo a suma importância deste hino. É um hino de alegria que se canta a Deus. É uma meditação sapiencial sobre a limitação da vida humana que depõe toda a confiança à misericórdia eterna de Deus. O salmo se divide em duas partes.

 

Na primeira parte, exalta-se, justamente, o amor e a misericórdia de Deus. Um Deus que se apresenta com um rosto tenro, de piedade e de compaixão. Seguem uma lista de nomes atribuídos a Deus: Aquele

Senhor, chegue até vós o meu clamor!

A vida das pessoas não se resume somente em alegrias e glórias, mas também em sofrimentos e dores. Quantas lágrimas desceram e descem de rostos humanos, dia e noite? Nisso sou testemunho. É nesses contextos que o homem e a mulher, na maioria das vezes, se dirigem a Deus. Clamam por Ele. Invocam Ele de todo coração. Os filhos e filhas de Deus reconhecem, assim, a própria limitação e buscam o Altíssimo qual seu socorredor. O salmo 101 das Sagradas Escrituras nos vem ao encontro, descrevendo a oração de um pobre aflito que desabafa toda a sua angústia perante o Deus Altíssimo. Leia atentamente.

“Senhor, ouvi a minha oração, e chegue até vós o meu clamor. Não oculteis de mim a vossa face no dia de minha angústia. Inclinai para mim o vosso ouvido. Quando vos invocar, acudi-me prontamente, porque meus dias se dissipam como a fumaça, e como um tição consomem-se os meus ossos. Queimando como erva, meu coração murcha, até me esqueço de comer meu pão. A violência de meus gemidos faz com que se me peguem à pele os ossos. Assemelho-me ao pelicano do deserto, sou como a coruja nas ruínas. Perdi o sono e gemo, como pássaro solitário no telhado. Insultam-me continuamente os inimigos, em seu furor me atiram imprecações. Como cinza do mesmo modo que pão, lágrimas se misturam à minha bebida, devido à vossa cólera indignada, pois me tomastes para me lançar ao longe. Os meus dias se esvaecem como a sombra da noite e me vou murchando como a relva. Vós, porém, Senhor, sois eterno, e vosso nome subsiste em todas as gerações. Levantai-vos, pois, e sede propício a Sião; é tempo de compadecer-vos dela, chegou a hora… porque vossos servos têm amor aos seus escombros e se condoem de suas ruínas. E as nações pagãs reverenciarão o vosso nome, Senhor, e os reis da terra prestarão homenagens à vossa glória. Quando o Senhor tiver reconstruído Sião, e aparecido em sua glória, quando ele aceitar a oração dos desvalidos e não mais rejeitar as suas súplicas, escrevam-se estes fatos para a geração futura, e louve o Senhor o povo que há de vir, porque o Senhor olhou do alto de seu santuário, do céu ele contemplou a terra; para escutar os gemidos dos cativos, para livrar da morte os condenados; para que seja aclamado em Sião o nome do Senhor, e em Jerusalém o seu louvor, no dia em que se hão de reunir os povos, e os reinos para servir o Senhor. Deus esgotou-me as forças no meio do caminho, abreviou-me os dias. Meu Deus, peço, não me leveis no meio da minha vida, vós cujos anos são eternos. No começo criastes a terra, e o céu é obra de vossas mãos. Um e outro passarão, enquanto vós ficareis. Tudo se acaba pelo uso como um traje. Como uma veste, vós os substituís e eles hão de sumir. Mas vós permaneceis o mesmo e vossos anos não têm fim. Os filhos de vossos servos habitarão seguros, e sua posteridade se perpetuará diante de vós.”

É um salmo de desabafo de um pobre cansado e angustiado. É uma descrição bem detalhada das misérias humanas e dos sofrimentos corporais. Focaliza a solidão desse pobre fiel, levando-o a quase um espectro fúnebre. Ao mesmo tempo, salienta uma grande hostilidade de inimigos que fazem graça dele e o amaldiçoam. Perante ele, há uma mesa com alimentos amargos, cinzas – símbolo dos pêsames e da penitência-, e lágrimas: “cinza do mesmo modo que pão, lágrimas se misturam à minha bebida”. O alimento aqui representa simbolicamente uma vida sustentada pela dor e sofrimento. Uma vida amarga.

Assim, o fiel se dirige ao seu Deus, fazendo uma profissão de fé. E a partir daí renova a sua esperança elevando hinos de felicidades. Tudo isso lhe permite renascer tanto espiritualmente quanto fisicamente pelo resto da sua vida. Sendo assim, demonstra-se que a oração do suplicante é feita de dimensões pessoais e que refletem também as questões de vida comunitária. O Senhor, Criador de tudo, aquele que supera o tempo e o espaço, sempre acompanhará os seus fiéis. Portanto, este salmo nos revela a unidade da oração. Uma oração que integra a pessoa e a comunidade, as questões pessoais e aqueles do povo. Na oração, não se separa a pessoa do resto da realidade. E além do mais, uma oração que é sempre animadora, que combate a solidão e o abandono do ser humano, dando espaço a um horizonte de esperança não obstante tanta ‘tempestade’. Nesse perfil suplicante que cresce uma dimensão humana repleta de um olhar de vida eterna.

Cantarei a bondade e a justiça

Qual é autonomia da ação do ser humano no âmbito da criação? Qual é o espaço da liberdade humana no contexto da criação? É livre? De fato, vivemos em um tempo em que a ação do ser humano tem sempre mais condições de modificar a realidade criada. Que sentido tem esse agir humano (livre e responsável) no contexto da criação feita por Deus? Para onde deve se encaminhar a criatividade humana? Essas perguntas nos levam a entender o papel das pessoas. E o salmo 100, das Sagradas Escrituras, nos ajuda a dar algumas respostas a tudo isso. Quem faz a experiência de Deus na vida pode dizer que, através do louvor ao Senhor e o comportamento que não se confunde com o mal, poderá ter uma melhor compreensão no âmbito da criação. Agindo corretamente e louvando Deus não podemos confundir a nossa vida. Leia o que diz o salmo:

“Cantarei a bondade e a justiça. A vós, Senhor, salmodiarei. Pelo caminho reto quero seguir. Oh, quando vireis a mim? Caminharei na inocência de coração, no seio de minha família. Não proporei ante meus olhos nenhum pensamento culpável. Terei horror àquele que pratica o mal, não será ele meu amigo. Estará sempre longe de mim o coração perverso, não quero conhecer o mal. Exterminarei o que em segredo caluniar seu próximo. Não suportarei homem arrogante e de coração vaidoso. Meus olhos se voltarão para os fiéis da terra, para fazê-los habitar comigo. Será meu servo o homem que segue o caminho reto. O fraudulento não há de morar jamais em minha casa. Não subsistirá o mentiroso ante meus olhos. Todos os dias extirparei da terra os ímpios, banindo da cidade do Senhor os que praticam o mal.”

Este salmo pode ser rezado sempre, porque ajuda a enfrentar o reto comportamento do dia a dia da vida. O que ele focaliza? Em primeiro lugar põe em evidência o aspecto chamado ‘moral’ da vida humana. O salmista é rigoroso em focalizar um comportamento severo em cumprir integralmente as leis de Deus e saber ouvir a própria consciência. No caminho, na ‘inocência de coração’, o mesmo Deus vai ao seu encontro e faz de tudo para sustenta-lo. Um Deus presente e forte para o seu fiel. Naturalmente, o compromisso do fiel é tal que se opõe firmemente à injustiça e ao mal: “Terei horror àquele que pratica o mal, não será ele meu amigo”.

Além disso, tem outro aspecto que se evidencia no compromisso social: “Meus olhos se voltarão para os fiéis da terra”. É um combate contra a calúnia e o falso testemunho nos tribunais, demonstrando uma hostilidade às classes poderosas e, ao mesmo tempo, uma defesa para os pobres indefesos e os justos. Tudo isso revela um grande compromisso para eliminar as injustiças e o mal que imperam na vida da sociedade. É um programa de justiça que quer imitar a ação de Deus na sociedade. E o final, descrito como uma cruel violência, um derramento de sangue, que gera certa inquietude nas pessoas, não é nada mais que um gênero literário muito usado no Oriente.

Na verdade, é uma expressão semítica, adjetivo que se refere aos povos que tradicionalmente falaram línguas semíticas entre os quais os árabes e hebreus, de um sério e determinado compromisso para combater e eliminar o mal, a injustiça e a malvadez humana. Este salmo, eu creio, que ainda é atual. Precisamos combater o veneno da ambição que nega o outro, da soberba que radicaliza o egoísmo. E não só: lutar para que os poderes busquem sempre o bem das pessoas, na verdade e na justiça. O papa Francisco no dia 23 de outubro 2013, Dia Mundial das Missões, falou o seguinte: “A luta contra o mal é dura e longa, requer paciência e resistência”.

E continuou o pontífice: “Clamar dia e noite’ a Deus! Impressiona-nos esta imagem da oração. Mas vamos nos perguntar: por que Deus quer isso? Ele já não conhece as nossas necessidades? Que sentido tem ‘insistir’ com Deus? Esta é uma boa pergunta, que nos faz aprofundar um aspecto muito importante da fé: Deus nos convida a rezar com insistência, não porque não sabe do que precisamos, ou porque não nos ouve. Pelo contrário, Ele ouve sempre e sabe tudo sobre nós, com amor”… “Nós lutamos com ele ao lado, e a nossa arma é precisamente a oração, que nos faz sentir a sua presença, a sua misericórdia, a sua ajuda”. O Senhor está conosco e, portanto, canta a sua bondade.

Servi o senhor com alegria!

Em meu livro sobre a Eucaristia, escrevi o seguinte:A importância de fazer uma ação de graças e de louvor nos confirma o dom de Deus na nossa história e o desejo de estar constantemente na sua presença. Isso acontece quebrando a nossa rotina cotidiana e semanal, dando-nos oportunidade de contemplar a nossa vida como um todo; que vai além dos nossos compromissos de sobrevivência. Com essa prática da participação da Eucaristia aos domingos, acresce em nós uma consciência de nos alimentar do corpo e sangue de Jesus, o Cristo, para a vida em plenitude.

Essa partilha dominical nos permite louvar o quanto é bom o nosso Deus e o quanto Lhe pertencemos. Por isso, todo domingo é uma nova Páscoa, enquanto celebremos a Morte e Ressurreição de Jesus, o Cristo. Essa sua presença é verdadeira comida para todos nós, tanto para vida presente, quanto para a futura.

Naturalmente, essa gratidão por receber tudo isso de graça nos educa, em um mundo onde se pensa que tudo nos é devido, a sempre agradecer, a não se fechar em si, a não gerar egoísmo. É uma educação ao reconhecimento porque: “me amou e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2,20).

O amor Dele que chega sempre primeiro na nossa vida. De fato, é o Espírito Santo que faz a história de Jesus ser sempre atual e presente. Portanto, não é uma história fechada ao passado. O Espírito Santo é aquele que continua o tempo de Jesus até nós, ilumina e conduz a Igreja. Por isso, diz Jesus: “Se alguém me ama, guarda a minha palavra, e meu Pai o amará. Eu e meu Pai viremos e faremos nele a nossa morada”.

Portanto, toda essa obra de Deus na nossa vida não acontece de maneira mecânica, mas precisa aderir à ação de Deus na nossa vida. E a Eucaristia é também essa oportunidade. Essa adesão é dada por meio de uma opção bem consciente de sermos cristãos, isto é, escutando e vivendo as palavras de Jesus conscientizadas pelo Espírito Santo. Vivendo bem concretamente o ensino do Mestre. É nisso que se revela o verdadeiro amor por Cristo. Um amor eucarístico que nos sintoniza perfeitamente com a vontade de Deus Pai.

Assim, ainda vemos que, o amor se revela a partir da confiança total em Deus, em deixar-se guiar pelos caminhos da vida. E o salmo 99, das Sagradas Escrituras, nos ajuda nesse sentido.
“Aclamai o Senhor, por toda a terra. Servi o Senhor com alegria. Vinde, entrai exultantes em sua presença. Sabei que o Senhor é Deus: ele nos fez, e a ele pertencemos. Somos o seu povo e as ovelhas de seu rebanho. Entrai cantando sob seus pórticos, vinde aos seus átrios com cânticos; glorificai-o e bendizei o seu nome, porque o Senhor é bom, sua misericórdia é eterna e sua fidelidade se estende de geração em geração.”

É um salmo de louvor que sentimos a necessidade de fazer ao nosso Deus, como agradecimento por tudo aquilo que faz por nós e pelo seu amor eterno. Nos primeiros versículos, é uma manifestação de fé em um Deus que é o Criador e único e que estabelece a aliança com Israel. Esse Deus é bom e misericordioso, e com o seu amor mantem firme a sua fidelidade em tudo o que Ele fez. O autor do hino manifesta todo o seu louvor expresso pelos verbos que o povo de Israel usava no culto. Deus se torna presente nessas melodias litúrgicas, porém uma presença transcendente, embora que seja até pessoal. Essa presença que se caracteriza pelo seu amor. E o papa emérito Bento XVI falou no dia 22 de junho de 2011 o seguinte a respeito: “Nos salmos de agradecimento e de louvor, recordando o dom recebido ou contemplando a grandeza da misericórdia de Deus, reconhece-se também a própria pequenez e a necessidade de ser salvos, o que é a base da súplica. (…) De tal modo, na oração dos salmos, a súplica e o louvor se entrelaçam e se fundem em um único canto que celebra a graça eterna do Senhor que se inclina diante da nossa fragilidade. Exatamente para permitir ao povo dos crentes que se unam neste canto, o Livro dos Salmos foi dado a Israel e à Igreja. Os salmos, de fato, ensinam a rezar. Neles, a Palavra de Deus se converte em palavra de oração – e são as palavras do salmista inspirado –, que se torna também palavra do orante que reza os salmos. (…) Os salmos são oferecidos ao crente como texto de oração, que tem como único fim o de converter-se na oração de quem os assume e com eles se dirige a Deus.”

O senhor reina, tremem os povos!

Da Antropologia Teológica, reafirmamos nossa fé no ser humano, como fruto do “sopro de Deus” que lhe dá vida. Aprendemos que para descobrir Deus temos de passar pelo ser humano. Muitas vezes, presos na lógica do mundo, pensamos apenas no homem decaído, que não presta, que não tem jeito. Mas, esse humano não se esgota em sua trajetória histórica e sua escolha pelo pecado. Nós não vemos Deus. Então, o que estamos vendo? A obra dele! Esse conhecimento é “uma porta aberta ao infinito”. E no fundo da própria consciência, o homem descobre uma lei que não se impôs a si mesmo, mas à qual deve obedecer; essa voz, que sempre o está a chamar ao amor do bem e fuga do mal, soa no momento oportuno, na intimidade do seu coração: faze isto, evita aquilo.

O homem tem no coração uma lei escrita pelo próprio Deus; a sua dignidade está em obedecer-lhe, e por ela é que será julgado. A consciência é o centro mais secreto e o santuário do homem, no qual se encontra a sós com Deus, cuja voz se faz ouvir na intimidade do seu ser. Pela fidelidade à voz da consciência, os cristãos estão unidos aos demais homens, no dever de buscar a verdade e de nela resolver tantos problemas morais que surgem na vida individual e social. E o salmo 98 das Sagradas Escrituras nos convida a reconhecer a grandeza de Deus através do ser humano.

“O Senhor reina, tremem os povos; seu trono está sobre os querubins: vacila a terra. Grande é o Senhor em Sião, elevado acima de todos os povos. Seja celebrado vosso grande e temível nome, porque ele é Santo. Reina o Rei poderoso que ama a justiça; sois vós que estabeleceis o que é reto, sois vos que exerceis em Jacó o direito e a justiça. Exaltai ao Senhor, nosso Deus, e prostrai-vos ante o escabelo de seus pés, porque ele é Santo. Entre seus sacerdotes estavam Moisés e Aarão, e Samuel um dos que invocaram o seu nome: clamavam ao Senhor, que os atendia. Falava-lhes na coluna de nuvem, eles guardavam os seus preceitos e a lei que lhes havia dado. Senhor, nosso Deus, vós os ouvistes, fostes para eles um Deus propício, ainda quando puníeis as suas injustiças. Exaltai ao Senhor, nosso Deus, e prostrai-vos ante sua montanha santa, porque santo é o Senhor, nosso Deus.”

Este salmo celebra a santidade transcendente de Deus e, ao mesmo tempo, os compromissos dos seres humanos com Ele. É nessa reciprocidade que se vive o Deus que aposta tudo na vida. O hino aqui nos descreve a contemplação da potência de Deus com esses nomes: rei, grande, temível, excelso, santo, poderoso e justo. Para reforçar isso, focaliza uma reflexão moral sobre a Aliança como ajuda a viver mais intensamente a obra do Senhor. E por assinalar melhor isso são citados os grandes mediadores da aliança, quais: Moisés, Arão e Samuel. Moisés qual legislador, Arão o sacerdote e Samuel o profeta. Personagens destacadas na observância da Aliança.

De fato, foram fiéis em guardar os decretos e as leis de Deus, o qual os ouvia e perdoava nas suas falhas, exaltando-os na sua santidade. O ‘escabelo de seus pés’ de Deus, que quer dizer o trono Dele, Israel o tinha identificado na arca de puro ouro. E o Deus invisível se torna presente ao seu povo descendo nessa arca. E daqui Ele governa, julga e se pronuncia; pune e perdoa, manifestando assim a sua vontade. Desse trono da arca, espaço sagrado do templo, Deus todo poderoso se manifesta ao ser humano, deixando-o firme ou espantado, fiel ou perplexo.

E assim se perpetua a confiança em Deus, contrastando as propostas dos poderosos dessa terra que no fim são sempre ilusórias. A ação de Deus tão complexa e decidida será sempre a favor dos seus filhos e filhas. Um Deus, o nosso, que não é indiferente à nossa realidade, mas se compromete dia a dia conosco. Um Deus que garante a sua justiça, amando-nos até o fim. Assim sendo, qual é o deus tão próximo como o nosso Deus? E o papa Francisco, na homilia de 06.05.2018, falou o seguinte:

“Não fomos nós a amar Deus, mas Ele amou-nos em primeiro lugar. “Oh…eu amo a Deus. Faço cinco novenas por mês. Faço isso e aquilo…”. Sim, mas… como é a tua língua? Como vai a tua língua? É exatamente esta a pedra de comparação para ver o amor. Amo os outros? Pergunta-te: como vai a minha língua? Dir-te-á se é amor verdadeiro. Deus amou-nos em primeiro lugar. Espera-nos sempre com o amor. Mas o termómetro para saber a temperatura do meu amor é a língua. Se falou mal dos outros, não amei.”

Cantai ao senhor um cântico novo!

É só na liberdade que o homem e mulher se podem converter ao bem e reconhecer as maravilhas do Senhor na vida deles. Os homens e as mulheres de hoje apreciam grandemente e procuram com ardor esta liberdade; e com toda a razão. Muitas vezes, porém, fomentam-na em um modo condenável, como se ela consistisse na licença para fazer seja o que for, mesmo o mal, contanto que agrade. A liberdade verdadeira é um sinal privilegiado da imagem divina no ser humano. Pois Deus quis «deixar o ser humano entregue à sua própria decisão» para que busque por si mesmo o seu Criador e livremente chegue à total e beatífica perfeição, aderindo a Ele. Exige, portanto, a dignidade do ser humano que ele proceda segundo a própria consciência e por livre adesão, ou seja, movido e induzido pessoalmente desde dentro e não levado por cegos impulsos interiores ou por mera coação externa.

Não é só a dor e a progressiva dissolução do corpo que atormentam o ser humano, mas também, e ainda mais, o temor de que tudo acabe para sempre. Mas a intuição do próprio coração fá-lo acertar, quando o leva a aborrecer e a recusar a ruína total e o desaparecimento definitivo da sua pessoa. O germe de eternidade que nele existe, irredutível à pura matéria, insurge-se contra a morte. Todas as tentativas da técnica, por muito úteis que sejam, não conseguem acalmar a ansiedade do ser humano: o prolongamento da longevidade biológica não pode satisfazer aquele desejo de uma vida ulterior, invencivelmente radicado no seu coração. Assim sendo, o salmo 97, das Sagradas Escrituras, nos convida a reconhecer e cantar a presença prodigiosa de Deus na vida das pessoas como glorificação também do próprio ser humano.

“Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele operou maravilhas. Sua mão e seu santo braço lhe deram a vitória. 2.O Senhor fez conhecer a sua salvação. Manifestou sua justiça à face dos povos. 3.Lembrou-se de sua bondade e de sua fidelidade em favor da casa de Israel. Os confins da terra puderam ver a salvação de nosso Deus. 4.Aclamai o Senhor, povos todos da terra; regozijai-vos, alegrai-vos e cantai. 5.Salmodiai ao Senhor com a cítara, ao som do saltério e com a lira. 6.Com a tuba e a trombeta elevai aclamações na presença do Senhor rei. 7.Estruja o mar e tudo o que contém, o globo inteiro e os que nele habitam. 8.Que os rios aplaudam, que as montanhas exultem em brados de alegria 9.diante do Senhor que chega, porque ele vem para governar a terra. Ele governará a terra com justiça, e os povos com equidade.”

Este hino, cheio de alegria, de entusiasmo e confiança, é dedicado à realeza de Deus. O autor desse salmo nos convida a reconhecer as maravilhas que o Senhor opera entre nós. É um canto que permite ter uma ligação da ação presente de Deus na história da humanidade e a ação perfeita dos chamados ‘últimos tempos’. Justamente, esse salmo faz uma ligação do presente com o futuro em que o Senhor governará o mundo com justiça. É essa certeza de Deus, Senhor de todo o tempo, que sustenta e anima a comunidade. Uma comunidade que louva e se une à própria natureza em que o mar com o seu fragor faz ouvir o seu som ameaçador, e, ao mesmo tempo, eleva hinos ao Deus Senhor de toda a criação.

Além do mar, juntam-se os rios que com os seus percursos sinuosos parecem que elevam ao Senhor todo poderoso palmas, aplaudindo dando formas de dança jubilosa. E, enfim, as montanhas que se erguem para o céu parecem dançar perante o Senhor, dando força e vigor a toda a criação. Tudo isso revela que nem fosse como um imenso coro que exalta Deus o grande juiz. E o santo padre, papa Francisco, no dia 03 de fevereiro se 2016 falou a respeito: “A Sagrada Escritura nos apresenta Deus como misericórdia infinita, mas também como justiça perfeita. Como conciliar as duas coisas? Como se articula a realidade da misericórdia com as exigências da justiça? Poderia parecer que são duas realidades que se contradizem; na realidade não é assim, porque é justamente a misericórdia de Deus que leva a cumprimento a verdadeira justiça. Mas de qual justiça se trata?Se pensamos na administração legal da justiça, vemos que quem se considera vítima de uma injustiça se dirige ao juiz no tribunal e pede que seja feita justiça. Trata-se de uma justiça retributiva, que inflige uma pena ao culpado, segundo o princípio de que a cada um deve ser dado aquilo que lhe é devido. Como diz o livro dos Provérbios: “Quem pratica a justiça é destinado à vida, mas quem persegue o mal é destinado à morte” (11, 19).” Seguindo o nosso Deus podemos viver a verdadeira justiça.

Senhor, sois o soberano de toda a terra!

O pecado original é a ruptura do ser humano com Deus, a rejeição de sua aliança e, assim, da amizade com Deus. Embora o pecado seja uma condição universal, que atinge a todos, o pecado não tem origem em Deus. Disso decorrem algumas consequências sobre as quais precisamos refletir:

• Todos têm pecado e precisam da salvação.
• O Antigo Testamento enfatiza a dimensão comunitária do pecado.
• O mal é transmitido entre as gerações (a solidariedade no mal); mas, também, existe a solidariedade no bem, a transmissão do bem entre as gerações.

Quanto à dimensão comunitária do pecado, lembremo-nos que há toda uma estrutura societária que sustenta o pecado. Há toda uma estrutura que reproduz a ruptura com Deus, que induz ao não respeito à sua Palavra e, assim, impede a realização plena dos objetivos da Criação. Por isso, convido-te a ler o salmo 96 das Sagradas Escrituras para ver como Deus se impõe qual soberano da terra, não obstante a existência do pecado.
“O Senhor reina! Que a terra exulte de alegria, que se rejubile a multidão das ilhas. Está envolvido em escura nuvem, seu trono tem por fundamento a justiça e o direito. Ele é precedido por um fogo que devora em redor os inimigos. Seus relâmpagos iluminam o mundo, a terra estremece ao vê-los. Na presença do Senhor, fundem-se as montanhas como a cera, em presença do Senhor de toda a terra. Os céus anunciam a sua justiça e todos os povos contemplam a sua glória. São confundidos os que adoram estátuas e se gloriam em seus ídolos; pois os deuses se prostram diante do Senhor. Ouve e se alegra Sião, exultam as cidades de Judá por causa de vossos juízos, Senhor. Porque vós, Senhor, sois o soberano de toda a terra, vós sois o Altíssimo entre todos os deuses. O Senhor ama os que detestam o mal, ele vela pelas almas de seus servos e os livra das mãos dos ímpios. A luz resplandece para o justo, e a alegria é concedida ao homem de coração reto. Alegrai-vos, ó justo, no Senhor, e dai glória ao seu santo nome.”

Este salmo se supõe que tenha sido redigido do século IV em diante a.C. pelo profeta quando retorna do exílio. O hino inicia com uma proclamação, “O Senhor reina!”, típico dos salmos em que o Senhor é aclamado rei (Salmos 47 e 93), qual poderosa manifestação da soberania de Deus. Aqui se trata de uma grande e majestosa manifestação de Deus através das tempestades da natureza contra qualquer idolatria e, no entanto, toma a defesa dos seus fiéis que o adoram. As aclamações do universo do céu e da terra recepcionam a vinda do grande Rei soberano de tudo, acompanhado das nuvens, pelas trevas, fogo e relâmpagos, e também pela justiça, o direito e a glória.

E o salmista descreve perante essa manifestação de Deus a reação negativa dos idólatras e dos ídolos contraposta àquela dos fiéis que se regozijam e ficam felizes. E a celebração litúrgica dos adoradores de Deus é um reavivar a presença soberana do Senhor que esmaga os adoradores de estátuas e faz triunfar os justos. Os justos são iluminados pelo Senhor rei do cosmo e, assim, compartilham desde já a sua plenitude da esperança de Vida. O autor desse hino define de maneira bem expressiva esses fiéis do Senhor: “Aqueles que amam o Senhor”, “Aqueles que odeiam o mal”, “Fiéis”, “Justos”, “Retos de coração”, “Homens da alegria”, “Alegrai-vos e dai glória ao seu santo nome.”

Inspirados pelo autor desse salmo, podemos reconhecer realmente que Deus é o nosso único soberano e que está acima de todas as nossas misérias e fracassos, conduzindo-nos na vida de plenitude. E o papa Francisco escreveu para o 51° Dia Mundial da Paz: “A sabedoria da fé nutre este olhar, capaz de intuir que todos pertencemos «a uma só família, migrantes e populações locais que os recebem, e todos têm o mesmo direito de usufruir dos bens da terra, cujo destino é universal, como ensina a doutrina social da Igreja. Aqui encontram fundamento a solidariedade e a partilha». Estas palavras propõem-nos a imagem da nova Jerusalém. O livro do profeta Isaías (cap. 60) e, em seguida, o Apocalipse (cap. 21) descrevem-na como uma cidade com as portas sempre abertas, para deixar entrar gente de todas as nações, que a admira e enche de riquezas. A paz é o soberano que a guia, e a justiça o princípio que governa a convivência dentro dela.(…)
Precisamos lançar também sobre a cidade onde vivemos este olhar contemplativo, «isto é, um olhar de fé que descubra Deus que habita nas suas casas, nas suas ruas, nas suas praças (…), promovendo a solidariedade, a fraternidade, o desejo de bem, de verdade, de justiça», por outras palavras, realizando a promessa da paz.”