Política

Delegação amapaense discute em Caiena abertura da ponte e acordos binacionais

A abertura da ponte sobre o Rio Oiapoque e as discussões sobre acordo de transporte, seguros, circulação de pessoas e mercadorias, estão entre as principais pautas do encontro.


Nesta terça-feira, 6, o Amapá integra a X Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça França-Brasil, que acontece em Caiena, capital da Guiana Francesa. Parte da delegação do Governo do Amapá já está em território francês para o encontro que visa facilitar o intercambio entre os países, em uma série de discussões internacionais de desenvolvimento socioeconômico.

Acessibilidade, segurança e defesa, cooperação policial e judiciária, luta contra a pesca ilegal, segurança civil, desenvolvimento do comércio e atrativos regionais, educação, saúde, agricultura, meio ambiente, cultura e pesquisa e inovação, estão entre as agendas do encontro.

whatsapp-image-2016-12-05-at-17-50-29A abertura da ponte sobre o Rio Oiapoque e as discussões sobre acordo de transporte, seguros, circulação de pessoas e mercadorias, estão entre as principais pautas do encontro.

Além do governador Waldez Góes, que lidera a delegação brasileira, o encontro reúne secretários e servidores Estado, representantes da Federação do Comércio do Estado do Amapá (Fecomércio), Sebrae/Amapá, Universidade Federal do Amapá (Unifap), o embaixador da França em Brasília, Laurent Bili; prefét de Guiana, Eric Spitz e o primeiro secretário da Embaixada da França, Mathieu Jagour.

A ação faz parte do chamado Acordo de Cooperação Mista, assinado em maio de 1996 e ratificado com o Plano de Ação da Parceria Estratégica, registrado e divulgado no encontro dos ex-presidentes Luis Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy, em fevereiro de 2008.

Durante a agenda na Guiana, que prossegue até quarta-feira, dia 7, serão avaliados os avanços das ações planejadas no último encontro da Comissão Mista, realizada no ano passado, em Macapá e também estabelecidas novas metas para os próximos anos, a fim de fortalecer cada vez mais a cooperação bilateral, sobretudo, na região de fronteira compreendida entre o município de Oiapoque, no lado brasileiro, e a cidade de St. Georges de l’Oyapock, na Guiana Francesa.

Nesta terça-feira, a comitiva participou de uma visita oficial no Le Centre Spatial Guyanais, no município de Kourou, próximo a Caiena, onde se concentra o Centro Nacional de Estudos Espaciais. No local, além do início discussões de acordos bilaterais, a delegação acompanhou o lançamento do foguete Vega, em missão militar para o governo da Turquia.


Deixe seu comentário


Publicidade