Cidades

Ministério da Saúde habilita sete novos procedimentos no Cerpis

O Cerpis promove atendimento aos pacientes da rede estadual e municipal de saúde


O Ministério da Saúde (MS) habilitou sete novos procedimentos no rol das práticas integrativas, que já são ofertados pelo Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cerpis). Com a ampliação desses serviços, a saúde do Estado passará a receber recursos do governo federal e terá a possibilidade de descentralizar os tratamentos para os 15 municípios.

Entre os procedimentos habilitados estão as sessões de arteterapia, meditação, musicoterapia, tratamento naturopático, tratamento osteopático, tratamento quiroprático e reiki. Para o Ministério da Saúde, os novos serviços fazem parte de ações de promoção da saúde e prevenção a doenças, definidas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, lançada em 2006.

De acordo com o diretor do Cerpis, Elziwaldo Monteiro, a medicina natural avança positivamente no Brasil e o MS dá garantia para ampliar os serviços para os municípios do Estado.

“O Ministério da Saúde reconhece oficialmente a importância das manifestações populares, dando a oportunidade para desenvolvermos ações e investimentos na área. É importante lembrar que o governador já articula para o que o Cerpis vire uma autarquia e seja implantado em todos os municípios”, comentou.

O Cerpis promove atendimento aos pacientes da rede estadual e municipal de saúde, oferecendo tratamentos que vão desde a acupuntura sistêmica, geoterapia, pilates, ventosaterapia, reiki, quiropraxia, terapia do idoso, dentre outros procedimentos. Só em 2016, o centro ofertou mais de 50 mil atendimentos.


Deixe seu comentário


Publicidade