Cidades

Prefeitura proporciona passeio a grupo de idosos da unidade de saúde São Pedro

A coordenadora da equipe 007 do Nasf, Adriana Carneiro, enfatizou a importância de proporcionar a socialização desses pacientes em momento de lazer.


A Prefeitura de Macapá promoveu nesta sexta-feira, 19, uma programação especial para o grupo da terceira idade Viva Melhor, que recebe acompanhamento de profissionais da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), no bairro Beirol. Os idosos fizeram um passeio ao Museu Sacaca, onde participaram de oficina e visita guiada.

A coordenadora da equipe 007 do Nasf, Adriana Carneiro, enfatizou a importância de proporcionar a socialização desses pacientes em momento de lazer. “Dentro do grupo trabalhamos a parte física, mental e emocional. Com o passeio, podemos tirar esse idoso do espaço da unidade de saúde e fazer com que ele se socialize em outro meio, aproximando e facilitando o vínculo de confiança que cria com os nossos profissionais”.

O Núcleo de Plantas Medicinais e Produtos Naturais do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá ministrou oficina de chás e plantas medicinais, voltada para o ensino do preparo de chás de acordo com a parte da planta que é utilizada, os tipos de plantas medicinais da Amazônia e os malefícios que o excesso de chá pode causar à saúde.

O Viva Melhor é composto por cerca de 60 idosos, que fazem acompanhamento três vezes na semana. Nenhum dia é igual ao outro. Eles recebem sessões de fisioterapia, alongamento e relaxamento, acompanhamento nutricional, além de fonoaudiólogo e psicólogo. Tudo voltado para o mesmo objetivo: promover a saúde da pessoa idosa, já que todos os frequentadores possuem doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

“Já estou há quatro anos no grupo, e desde que eu entrei nele minha vida tem outro sentido. Estava sofrendo de depressão e as atividades físicas, os acompanhamentos e amizades que eu tenho aqui me deram outro ânimo”, comentou Maria do Livramento de 65 anos.

O grupo se reúne todas as segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 8h, na Unidade Básica de Saúde São Pedro, no Beirol, e está aberto para novos participantes que queiram ter mais qualidade de vida. A atividade contou com a colaboração do Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Amapá e acadêmicos da Faculdade Estácio Seama.


Deixe seu comentário


Publicidade