Cidades

Profissionais de saúde são capacitados para notificar casos de violência

Notificação de violências pelos profissionais da saúde é obrigatória por lei.


A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Vigilância Epidemiológica de Acidentes e Violências, iniciou na quinta-feira, 25, a capacitação sobre o preenchimento da ficha de notificação das violências. A formação, voltada aos profissionais das UBS’s e hospitais de Macapá, compõe o calendário das ações da rede Abraça-me e é feita duas vezes por ano.

A notificação de violências pelos profissionais da saúde é obrigatória por lei. A ficha de notificação é compulsória e abrange todas as formas de violência, como a autoinfligida, doméstica, contra o idoso, sexual, contra crianças e adolescentes e contra a mulher. Alguns fatores dificultam a notificação das violências e umas das principais é a coragem da vítima de verbalizar a agressão sofrida ao profissional de saúde.

“Nos casos de violência doméstica, por exemplo, muitas vezes, a mulher não consegue externar o que está acontecendo. Quando é questionada pelo profissional, ela não se enxerga como vítima e prefere relatar que foi um acidente. É nesse momento que precisamos sensibilizar essa vítima para que a gente possa notificar o caso e as medidas necessárias possam ser tomadas”, comentou Nelcirema Pureza, da equipe técnica de Vigilância Epidemiológica.


Deixe seu comentário


Publicidade