Cidades

Após melhorias, Delegacia Integrada Distrital será reinaugurada

O prédio contempla seis salas, cela e outros compartimentos, onde irão atuar 13 servidores entre agentes, oficiais e delegados.


A Delegacia Integrada Distrital (DID) será reinaugurada pelo Governo do Amapá nesta segunda-feira, 29, totalmente reformada e ampliada. A unidade assiste as regiões de Cutias do Araguari, Itaubal, Bailique, todas as comunidades localizadas na Costa do Rio Amazonas e na região do Baixo Araguari.

O prédio contempla seis salas, cela e outros compartimentos, onde irão atuar 13 servidores entre agentes, oficiais e delegados. Apesar de ter uma região de atuação definida, a DID dá suporte também aos demais municípios do Estado. São atendidas, aproximadamente, 150 ocorrências mensais, a maioria de crimes de latrocínio e homicídio.

Segundo o diretor do Departamento de Polícia do Interior, delegado Antônio Uberlandio Gomes, a Delegacia do Interior, como é mais conhecida, atua há mais de 20 anos elucidando de forma eficaz crimes de grande repercussão, que ocorrem nas áreas mais distantes da capital do Estado, sendo o mais recente um homicídio na região de São Joaquim do Pacuí, que ocorreu há cerca de três meses. “Os autores do crime foram localizados dias após o fato e encaminhados ao Iapen [Instituto de Administração Penitenciária do Amapá] por homicídio qualificado”, pontuou.

A delegada-geral de Polícia Civil do Estado, Maria de Lourdes Sousa, destaca que há previsão de ampliação e aperfeiçoamento dos serviços prestados pela unidade. “Futuramente pretendemos implantar um núcleo itinerante para assistir mais de perto, principalmente, as comunidades de difícil acesso”, destacou.

A unidade é gerenciada pelo Departamento de Polícia do Interior (DPI), órgão vinculado à Delegacia-Geral de Polícia Civil do Estado do Amapá (DGPC) e ligado à Secretaria de Estado da Segurança Pública do Amapá (Sejusp). Os recursos para a obra na ordem de R$ 199.996,00 são de emenda parlamentar da deputada federal Janete Capiberibe, junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) destinada à Sejusp.

Mais investimentos
Na cerimônia do dia 29 ainda serão entregues pelo GEA, em benefício às comunidades de Lontra e Abacate da Pedreira, duas lanchas, nas quais foram investidos aproximadamente R$ 77,5 mil. Além disso, 620 coletes balísticos enviados pela Senasp serão entregues à Polícia Civil e 948 à Polícia Militar do Amapá.


Deixe seu comentário


Publicidade