Cidades

INSS anuncia implantação de sistema digital no Amapá

Requerimentos de aposentadorias e outros benefícios poderão ser feitos através da internet. Agência de Santana inaugura plataforma na segunda-feira (22). Em Macapá serviço será disponibilizado até o dia 30 de novembro deste ano


O gerente executivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou para a próxima seg segunda-feira (25) a inauguração do INSS Digital, em Santana, que permitirá ao cidadão o requerimento e acompanhamento de processos de aposentadoria, auxílio saúde e outros serviços através da internet, sem necessidade de atendimento presencial nas agências. Em Macapá a previsão é que a instalação da plataforma ocorra até o dia 30 de novembro deste ano. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (22) pelo gerente executivo do INSS no Amapá, Camecran José da Silva, no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9).
O gerente, o INSS Digital está sendo implantado em nível nacional: “A previsão é instalar no mínimo 300 agências digitais em todo o país; para o Amapá foram destinadas duas agências: a de Santana, que será inaugurada na próxima segunda-feira e a agência do Centro, em Macapá, que falta definir o que chamamos de ‘virada’, que é passar do papel para o processo eletrônico, mas até 30 de novembro deveremos implantar o sistema”.
Camecran explicou que o INSS Digital é uma nova forma de atendimento no INSS, que consiste na utilização do processo eletrônico para a análise dos benefícios. Trata-se da primeira unidade do Instituto, no Amapá, a adotar o fluxo de processamento eletrônico, no qual toda a documentação será digitalizada e devolvida ao segurado. Em seguida, o processo será analisado de forma eletrônica, sem tramitação de documentos físicos.
“Os principais resultados esperados são: ampliação do número de requerimento e atendimentos remotos, redução do tempo de agendamento e do tempo de permanência dos segurados nas agências, mitigação das demandas judiciais e maior agilidade na conclusão dos processos em decorrência da distribuição da demanda entre as unidades digitais”

Deixe seu comentário


Publicidade