Cidades

Prefeito Clécio anuncia continuidade de projetos sociais no Residencial São José

Nos projetos sociais (circo, capoeira, futebol, Anjos da Guarda, ballet) foram atendidas aproximadamente 350 crianças.


Foi com uma grande festa no Residencial São José, na sexta-feira, 10, que ao invés de anunciar o fim dos projetos sociais executados no habitacional, o prefeito de Macapá, Clécio Luís, garantiu a continuidade dessas atividades que atendem os inúmeros moradores que moram no espaço. Em 14 meses de execução no habitacional, o Plano de Desenvolvimento Sócio Territorial (PDST) beneficiou aproximadamente 15 mil pessoas, com ações de saúde, cidadania e lazer.

Nos projetos sociais (circo, capoeira, futebol, Anjos da Guarda, ballet) foram atendidas aproximadamente 350 crianças. Já os cursos de geração de emprego e renda (artesanato em sandálias, curso de salgadeiro, confeitaria básica, reaproveitamento de garrafas PET, pintura em tecido, design em sobrancelhas e embelezamento de cílios, curso de corte, hidratação e escova, operador de computador) atenderam cerca de 250 pessoas.

A empresa responsável em executar essas ações foi a Sawaki Marinho, em parceria com a Prefeitura de Macapá. A superintendente da empresa Sawaki, Suely Sawaki, disse que ficou feliz pela parceria durante a execução dos projetos. “Não existe desenvolvimento bem feito sem a participação de gestores comprometidos”, afirmou.

O PDST fomentou também processos de participação e liderança, organização e mobilização dos beneficiários do Residencial São José, que resultou na criação do Comitê de Gestão Ambiental, na formalização da Associação de Moradores, grupo de artesãs (empreendedores informais) e formação dos condomínios.

“Continuaremos com diversos projetos, como capoeira, escolinha de futebol, Anjos da Guarda, AABB Comunidade, entre outros. Não podemos encerrar o que está dando certo. Vim para agradecer e testemunhar que o São José deu certo e reafirmar nosso compromisso”, enfatizou Clécio Luís.

A moradora Margareth Pedreira relatou que toda sua família foi beneficiada com os projetos. “Estava triste já, porque pensei que íamos parar de fazer nossas atividades, mas o prefeito veio anunciar essa boa notícia. Realmente estamos muito felizes”, declarou.


“Os apartamentos são feitos de concreto e também de esperança e de dias melhores. Esse ambiente só tem sentido de existir se for cuidado, zelado, porque esse lugar é de vocês, o melhor lugar. Um privilégio participar de um projeto que deu 100% certo”, alegou o senador Randolfe Rodrigues.

O Residencial São José
É o primeiro habitacional do Amapá a ter a implantação do PDST, que está baseado na promoção da participação social, na melhoria das condições de vida dos moradores, efetivação dos direitos sociais dos beneficiários, assim como a sustentabilidade do empreendimento de acordo com os seguintes eixos norteadores do trabalho social: mobilização, organização e fortalecimento social; acompanhamento e gestão social da intervenção; educação ambiental e patrimonial; e desenvolvimento socioeconômico. Foram investidos R$ 1.253.000,00 no PDST, que é uma obrigatoriedade exigida pelo Ministério das Cidades.


Deixe seu comentário


Publicidade