Cidades

Servidores da Segurança Pública e Super Fácil são capacitados sobre Constelação Sistêmica

Workshop sobre o método alternativo visa qualificar os servidores acerca do gerenciamento de conflitos, para melhorar a prestação de serviços ao cidadão.


Na manhã desta terça-feira, 14, servidores efetivos dos órgãos de Segurança Pública Estadual e do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC/Super Fácil) participaram do segundo dia de workshop sobre Constelação Sistêmica, que acontece no auditório do Museu Sacaca, na capital amapaense. A capacitação é realizada em parceria pelos Executivos Estadual e Municipal, Poder Judiciário e Ministério Público do Amapá (MP/AP), e alcança de forma segmentada servidores as respectivas instituições.

A constelação é um método alternativo, baseado na lei do amor, que agrega três princípios: pertencimento, hierarquia e equilíbrio de troca. Na ocasião, as atividades aconteceram de forma teórica e prática.

O workshop é ministrado pela terapeuta Marilise Einsfeldt, renomada consteladora do sul do país, de onde a técnica ganha força para o restante do território brasileiro. Marilise destacou que, em síntese, a técnica visa a busca por formas de dissolução de conflitos, tendo como referência o seio familiar.

“Quando a gente se coloca no lugar do outro, olha mais a fundo e com mais compreensão para as situações que acontecem nas nossas próprias famílias e nas daquelas pessoas que são atendidas por nós, conseguimos avaliar e chegar de forma mais rápida e inteligente a maneiras de resolver os conflitos existentes”, explicou Marilise.

A diretora de atendimento do Super Fácil, Marciane Santo, mencionou que foram escolhidos 30 servidores do órgão lotados nas unidades de Macapá e Santana, que atuam nos boxes de atendimentos voltados justamente à dissolução de conflitos, como da Defensoria Pública Estadual (Defenap) e do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

“Muitas vezes esse cidadão chega a uma unidade Super Fácil com uma carga emocional muito forte. São conflitos diversos e o objetivo desse workshop é justamente preparar esse nosso servidor para que ele tenha ferramentas, técnicas diversas para aperfeiçoar a sua forma de lidar com isso, tanto no âmbito profissional quanto pessoal”, salientou a diretora.

Rose Gomes, 50 anos, é policial civil e está atualmente lotada no Centro Integrado de Operações em Defesa Social (Ciodes), que é para onde são direcionadas todas as ligações de ocorrências no âmbito da Segurança Pública.

“Nós dizemos que no Ciodes nós somos o coração da Segurança Pública, uma família composta por servidores de diferentes órgãos que trabalham para ajudar outras famílias”, frisou, acrescentando que a capacitação tem muito a contribuir com o trabalho que o centro desenvolve. “No setor de atendimento precisamos estar preparados para, em alguns casos orientar as pessoas que passam por uma situação difícil naquele momento e querem que seu problema seja resolvido da melhor e mais rápida maneira possível. Tudo o que aprendemos no evento vamos pôr em prática”, concluiu.

Programação
No âmbito do Executivo Estadual, também participaram do workshop ontem, 13, servidores da Educação e Defensoria Pública.

Na tarde desta terça-feira, de 14h às 16h30, será feita uma Prática de Constelação no Iapen, tendo como personagens reeducandos de 18 a 20 anos.

Às 17h o evento será retomado no auditório do Museu Sacaca, de 17h às 21h30 para os profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Curso de Formação
Após finalizados os workshops e, com eles, sensibilizados os servidores sobre a importância da técnica e de sua aplicação, os órgãos envolvidos ofertarão, no próximo ano, um Curso de Formação em Constelação Sistêmica.

O edital do curso será produzido em conjunto pela Escola de Administração Pública (EAP) e Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap). Serão ofertadas 100 vagas distribuídas para servidores efetivos dos órgãos envolvidos na disseminação da técnica no Amapá.

O Curso ocorrerá em 6 módulos de 16 horas/aula cada, com aulas em dois dias da semana (sábado e domingo). A instrutora Marilise ficará à disposição para atendimento um dia específico após cada módulo.

Do Poder Executivo Estadual serão alcançados pelo curso de formação, servidores da Segurança Pública, Saúde, Educação e Defensoria Pública, EAP e Super Fácil, para que estes apliquem e sejam multiplicadores da técnica no Estado.


Deixe seu comentário


Publicidade