Cidades

Seminário na Unifap busca adequar graduação de engenharia à realidade do Amapá

Evento acontece no auditório do curso de Enfermagem, com a participação de especialistas do da UFPA e da PUC do Rio de Janeiro


Acontece durante toda esta terça-feira (12) no auditório do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amapá (Unifap) o 2º Seminário de Transporte e Geotecnia do curso Engenharia. Conforme explicou a coordenadora do curso, Cristina Badini no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9), o objetivo é promover a interação de conhecimentos técnicos entre especialistas de outras regiões e os graduandos, como forma de adequar técnicas à realidade local.
“O seminário é promovido pelo núcleo de transporte, engenharia e geotécnica com o apoio da prefeitura de Macapá (PMM), com quem, inclusive, estaremos assinando convênio para que os nossos alunos desenvolvam projetos e estágios, o que vai ser muito bom porque teremos mais de 100 graduandos contribuindo para a nossa cidade e o nosso estado. No evento teremos palestra com o doutor Alberto Sayão, professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, que é especialista em barragens e desenvolve projetos com a reutilização de pneus para proteção de encostas; já que Macapá tem mais de 150 mil veículos e muito desperdício de pneus, que são descartados, eles podem muito bem serem reutilizados em projetos aqui; outra palestra de grande importância será ministrada pela professora Patrícia Bittencourt, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que já desenvolveu e implantou projetos de terminais fluviais de passageiros no Pará, que não existe em Macapá”, detalhou.
De acordo com a professora Badini, o economista Charles Chelala também vai proferir palestra sobre as propostas da prefeitura de Macapá para as áreas de transporte e geotecnia. “Essa palestra do Chelala inicia a interação entre a prefeitura e a Unifap. Isso é muito importante porque temos recursos federais que às vezes são perdidos por falta de projetos, como também às vezes o parlamentar destina recursos insuficientes para determinadas obras exatamente por falta do projeto. Com o projeto disponível a emenda parlamentar já é liberada com recursos suficientes para a realização da obra”.


Deixe seu comentário


Publicidade