Cidades

Amapá tem a maior taxa de mortalidade infantil do país, revela IBGE

Estado amapaense segue liderando ranking nacional com 22,6 óbitos por casa mil nascidos vivos. É praticamente o dobro da média nacional, estimada em 11,9 óbitos para cada mil nascimentos.


Elden Carlos
Editor-chefe

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã desta quinta-feira (26) a pesquisa Tábua Completa de Mortalidade para o Brasil [2019], colocando o Amapá com o maior índice de mortalidade infantil do país. O estado atingiu no ano passado a taxa de 22,6 óbitos para cada mil nascimentos.

Segundo o IBGE, essa taxa é praticamente o dobro da média nacional, calculada em 11,9 mortes para cada mil nascidos vivos. O dado é ainda três vezes maior que a média do estado do Espírito Santo, que concentra a menor média, atingindo 7,8 óbitos por mil nascidos.

“Quanto às unidades da federação, a menor taxa de mortalidade infantil, em 2019, assim como em 2018, foi verificada no Espírito Santo: 7,8 óbitos de menores de 1 ano para cada mil nascidos vivos. Por outro lado, a maior foi, mais uma vez, a do Amapá: 22,6 por mil”, revela o Instituto.

A pesquisa ainda revela que a mortalidade infantil provoca uma reação em cadeia nos estados do Norte e Nordeste. Juntos eles tem 12 dos 13 estados com maiores percentuais de mortalidade. A falta de serviços públicos nas áreas de saúde e infraestrutura são alguns dos parâmetros que explicam essa alta.


Deixe seu comentário


Publicidade