Cidades

Após apagão, governo ‘acende’ um sinal de alerta no setor de e

O Operador Nacional do Sistema marcou uma reunião técnica para analisar o que aconteceu



 

O Operador Nacional do Sistema marcou uma reunião técnica para analisar o que aconteceu e coube ao ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, explicar as causas do apagão.

Oito regiões do Distrito Federal ficaram sem energia na tarde de segunda-feira (19). A Companhia Energética de Brasília desligou subestações por ordem do Operador Nacional do Sistema (ONS).

O governo passou o dia sem se pronunciar oficialmente, mas logo depois do apagão, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, se reuniu com técnicos e com o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, a portas fechadas. Só depois das 21h, ele resolveu dar entrevista para falar sobre o corte de energia.

O ministro Eduardo Braga disse que informou à presidente Dilma Rousseff sobre os próximos passos da apuração sobre as causas da queda de energia, e reafirmou que a falha técnica pesou mais que o pico de consumo. “Eu atribuo mais ao problema técnico que ao pico até porque, na semana passada, nós tivemos números de energia e de pico muito similares ao dia de hoje”, disse Braga.

Ele também adiantou as possibilidades colocadas pelos técnicos: falha em um equipamento que otimiza o sistema, o desequilíbrio entre consumo e geração de energia e uma falha na estação Gurupi, no Tocantins.


Deixe seu comentário


Publicidade