Cidades

Aumentam os golpes contra aposentados e pensionistas

Recebem correspondências falsas oferecendo serviços para receber benefícios



 

Vários golpes têm sido divulgados pela mídia dando conta da ação de bandidos tendo como vítimas aposentados e pensionistas. No Amapá, esses golpes já são rotineiros: os idosos frequentemente recebem mensagens e telefonemas a partir de celular oferecendo serviços para entrar com ação judicial, sob a alegação de que se trata de verbas remanescentes e ações judiciais ou de planos econômicos.

Para evitar que isso continue ocorrendo, é necessário que os aposentados e pensionistas tomem alguns cuidados antes de firmarem acordo com alguma instituição ou determinado advogado que não seja de confiança.

O advogado da Associação dos Aposentados e Pensionistas do Rio de Janeiro, Leandro Vicente, adverte que, para evitar qualquer tipo de prejuízo moral e financeiro, é importante fazer uma leitura detalhada do documento antes de aceitar, assinar ou preencher, além disso, deve ser realizada uma pesquisa real do documento, e entender o que se está assinando.

Quanto ao advogado, deve-se verificar a matrícula da OAB para analisar a idoneidade. “O primeiro passo é verificar se o advogado está regularmente inscrito na OAB. Essa informação pode ser conferida através dos sites das respectivas seções. Outra dica, importantíssima é a questão do contato telefônico. Nenhuma empresa séria fornece números de celular. Toda empresa legalmente constituída fornece números de telefonia fixa aos seus clientes”, orienta.

Vale destacar, também, que existem advogados idôneos, que realmente lutam pelos direitos dos aposentados e pensionistas, porém muitas vezes podem ser confundidos, bem como há muitas entidades sérias que lutam realmente pelo direito de seus associados e disponibilizam outros serviços, mas acabam confundidas pelo público específico ante as fraudes de outras.

Quando ser atendido, o aposentado ou pensionista deve desconfiar. É impossível ter certeza quanto aos valores ou se serão ganhos ou não. “Confie em uma entidade, seja associação, sindicato ou mesmo advogado específico que exponha as reais chances do caso, mas que seja comprometido e realmente busque um resultado positivo. Verifique se há outras pessoas que foram beneficiadas com o ganho das ações. O profissional deve ser claro quanto aos valores que poderão ser cobrados caso o cliente ganhe a ação e como serão recebidos esses valores” pontua o especialista.


Deixe seu comentário


Publicidade