Cidades

Centro de Atenção Psicossocial realiza ação para previnir o suicídio

Programação é voltada para os pacientes do centro que puderam relatar suas experiências com tentativas de suicídio.


O Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas (CAPS-AD) realizou na manhã desta quinta-feira, 20, uma programação especial para os pacientes da unidade, através de rodas de conversas e grupo de apoio. Durante a programação os participantes puderam relatar suas experiências com tentativas de suicídio e a importância do tratamento para a recuperação da dependência química.

A fisioterapeuta Anne Paris de 35 anos é ex-paciente psiquiátrica e atualmente faz acompanhamento no CAPS-AD, pois sofre transtornos de personalidade bipolar. Anne foi internada após tentar suicídio, e na psiquiatria pôde aprender a superar seus traumas e utilizar a escrita como terapia. “Durante um mês em que fiquei internada, escrevi todas as minhas experiências e guardei, logo após, pude juntá-las e transformar em um pequeno livreto que fiz de maneira artesanal para distribuir para toda a equipe de profissionais e amigos que me apoiaram naquele momento”, declara a fisioterapeuta.

Anne deseja publicar seu livro para que as pessoas tenham uma visão mais ampla sobre como funciona o trabalho de uma psiquiatria, e como é importante saber respeitar as pessoas que sofrem de transtornos mentais. “Muita gente tem uma visão superficial e preconceituosa sobre as doenças mentais e o suicídio. É importante ressaltar que é falando sobre o assunto, e escrevendo sobre minhas experienciais, que estou tentando vencer minha doença e as dificuldades diárias”, frisa.

Além do tratamento que faz no centro, Anne também recebe visitas do programa Saúde Mental no Lar, através de uma equipe multiprofissional que faz o acompanhamento a domicílio. “Eu estou reaprendendo a conviver em sociedade novamente. Estou dando um passo de cada vez. Sou extremamente grata a todos esses profissionais que sempre estão me apoiando, pois sei que o tratamento é continuo”, finaliza.

O Setembro Amarelo (campanha nacional de prevenção ao suicídio) existe desde 2015. Nesta época do ano, o centro realiza essa programação especial, porém as pessoas que desejarem assistência psicológica podem procurar a ajuda do centro a qualquer momento. A unidade oferece tanto assistência médica, como consultas ambulatoriais, terapias ocupacionais, oficinas esportivas, musicais, grupo de apoio, passeios e momentos de lazer com familiares.


Deixe seu comentário


Publicidade