Cidades

Comércio não reabrirá nesta sexta (5), esclarece Prefeito de Macapá

Plano de reabertura gradual do comércio da capital existe, mas ainda está em discussão e não tem data definida para ser implementado.


Railana Pantoja
Da Redação

 

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, desmentiu na manhã desta quinta-feira (4) a fake news que circula nas redes sociais sobre a reabertura do comércio da capital já nesta sexta-feira (5). De acordo com o prefeito, existe um plano de reabertura gradual do comércio em debate, mas ainda sem data para implementação.

 

“Nós temos um plano, um programa de início da reabertura gradual das atividades econômicas e sociais. Foi um programa discutido com vários segmentos e nós aproveitamos muito um plano feito pela Fecomércio/AP, e também acrescentamos outras metodologias. Estamos discutindo esse plano e eu anunciei que gostaria de iniciar a reabertura já no dia 5 [amanhã], mas seria condicionado a alguns fatores, e esses fatores nós não conseguimos alcançar. Portanto, não haverá reabertura”, esclareceu Clécio Luís.

 

Segundo o prefeito, “o plano nunca foi apresentado com data fechada e poucas instituições tiveram acesso ao documento”, mas, alguém adulterou acrescentando a data falsa e espalhou nas redes sociais.

 

“Não vamos reabrir, não temos as condicionantes. E quais são? Nós não conseguimos aumentar o número de leitos hospitalares, essa é a primeira condicionante; a segunda está atrelada à primeira, que é a abertura do Hospital Universitário, é ele quem vai nos dar esses novos leitos, e esses leitos não poderão ultrapassar 80% de ocupação. Depois, temos a taxa de contaminação em Macapá, que deve estar em desaceleração, estabilização ou decréscimo, mas os números ainda estão sendo fechados pelo Comitê Científico. Então, não temos as condicionantes”, reconheceu.

 


O plano estudado pela Prefeitura de Macapá reabre o comércio por etapas, dividindo as atividades econômicas e sociais por bandeira: cor amarela para os serviços essenciais que já estão funcionando; bandeira laranja para atividades que vão começar em breve; cor vermelha para alguns estabelecimentos que poderão atuar por delivery, drive thru e expresso, com algumas regras; e bandeira preta para atividades que permanecerão fechadas e sem previsão de retorno.

 

“Somos acostumados a comprar roupa, por exemplo, experimentando as peças. Vamos à loja, pegamos as peças, vamos ao provador e experimentamos várias roupas, ficamos com algumas e devolvemos as demais. Isso não poderá acontecer nesse momento, fazer a peça ter contato com seu corpo e depois devolver. Todo estabelecimento que voltar terá que ter uma pia na entrada, dentro da loja, e ter álcool em gel, além de manter a limpeza e ofertar EPIs”, detalhou.

 

Salões de beleza devem funcionar por agendamento e com respeito do distanciamento social entre as pessoas. Já as academias, que fazem parte da bandeira preta, seguem sem previsão de retorno.

 

“As pessoas precisarão marcar hora e o estabelecimento deve colocar uma placa na entrada explicando que o salão de beleza só pode funcionar com tantas pessoas no seu interior, por conta da metragem quadrada. Se é um salão que tem 4×4, faz-se o cálculo para um distanciamento de 2 metros entre cada pessoa. As academias fazem muito bem ao corpo e à mente das pessoas, no entanto, são atividades que têm muito contato físico e fluido corporal. Enfim, não temos condições de reabrir academias nesse momento”, finalizou Clécio Luís.


Deixe seu comentário


Publicidade