Cidades

Comunidades são avaliadas para receber casas de farinha

A proposta é que 20 casas de farinha sejam implantadas, beneficiando, principalmente, propriedades que abrigam várias famílias em uma única casa.


Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) visitarão 20 propriedades ribeirinhas na localidade do Rio Ariramba – comunidade de Ajuruxi – no período de 15 a 20, com o objetivo de participarem da elaboração do projeto básico de instalação de casas de farinha. Também serão avaliadas as condições sanitárias e vegetais das propriedades e a viabilidade econômica do investimento.

A proposta é que 20 casas de farinha sejam implantadas, beneficiando, principalmente, propriedades que abrigam várias famílias em uma única casa. Outra condicionante é a quantidade de matéria-prima da região. O levantamento da área de plantação de mandioca é o fator que definirá o tamanho e quantidade de produtos a serem produzidos.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Rural da SDR, Antônio Colares, esse planejamento também possibilitará a certificação do produto, que poderá ser comercializado. “A importância econômica é que a mandioca tem vários subprodutos. Além disso, quando se tem um produto de qualidade, o mercado é automaticamente mais aberto”, explicou o coordenador.

Participam da construção do projeto a Agência de Defesa Agropecuária do Amapá (Diagro), Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Associação de Cooperativas, Agência de Fomento do Amapá (Afap), Fundo de Desenvolvimento do Amapá e Vigilância Sanitária Municipal.


Deixe seu comentário


Publicidade