Cidades

Conselho de Enfermagem se posiciona sobre polêmica com fiscalização do CRM no Jari

Emília Pimentel também chama a atenção para o grande número de baixas entre profissionais da enfermagem acometidos do novo Coronavírus.


Cleber Barbosa
Da Redação

 

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), Emília Pimentel, manifestou-se em entrevista ao programa Café com Notícia, na Diário FM, nesta segunda-feira (06), sobre a polêmica envolvendo uma diligência do CRM em um posto médico no interior do estado, Vitória do Jari.

 

Segundo ela, apesar de ver com bons olhos a ação de uma entidade como o CRM vistoriando as condições de trabalho dos profissionais médicos, mas que neste caso específico houve excessos.

 

“No vídeo que tivemos acesso sobre a fiscalização do representante do conselho de medicina dá para observar claramente os comentários depreciativos à ação da enfermagem no âmbito dessa pandemia, então nós não concordamos e vamos iniciar os procedimentos para o desagravo além do encaminhamento à nossa assessoria jurídica para avaliação e providências”, anunciou.

 

Baixas

Emília também disse que o Amapá é o primeiro colocado entre os estados com maior taxa de letalidade entre profissionais de enfermagem.

 

“Nós contabilizamos dezenove óbitos em nosso Observatório, mas sabemos que existem mais, então iniciamos uma tratativa com a Superintendência de Vigilância em Saúde, para que passem os últimos dados para nós e assim possamos atualizar essas informações, pois tudo isso é muito preocupante”, avalia.

 

Disse ainda que “existem profissionais enfermeiros e técnicos em enfermagem internados em estado grave e a gente com essa notícia o tempo todo de que enquanto os colegas estão adoecendo a sociedade está nas ruas”.

 

Para a representante da classe da enfermagem, o momento pede a participação de todos e não há ninguém mais ou menos importantes, mas que o contingente de mais de 2 milhões de profissionais da enfermagem no Brasil – a maior classe de profissionais de saúde – que lidam diariamente com os doentes de Covid-19.


Deixe seu comentário


Publicidade