Cidades

Corpo de Bombeiros atenderá mais de mil crianças e adolescentes em projetos sociais 

As ações dos três projetos sociais da corporação serão desenvolvidas nos municípios de Macapá, Santana e Oiapoque. 


Em solenidade ocorrida nesta terça-feira, 12, no Teatro das Bacabeiras, em Macapá, foi realizada a aula inaugural dos projetos sociais Bombeiro Cidadão, Bombeiro Mirim Músico e Nadadores do Amanhã, do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP), para 2019. Este ano as ações atenderão cerca de 1.100 crianças e adolescentes de 9 a 18 anos de idade. As ações são desenvolvidas nos municípios de Macapá, Santana e Oiapoque.

Os projetos sociais têm por finalidade contribuir para a boa formação, desenvolver a disciplina, o caráter e o talento, uma vez que os jovens recebem instruções de ordem unida militar, hierarquia e disciplina. De acordo com o coronel André Luís Barbosa, os projetos sociais fazem parte de uma integração entre instituição pública e comunidade.

“Com esses projetos conseguimos repassar às crianças e adolescentes, junto com os pais, os verdadeiros valores e deveres de um cidadão, através de atividades práticas que envolvem a música, esporte e demais ações”, declarou Barbosa.

Entre as atividades desenvolvidas com os participantes dos projetos também estão instruções que são diretamente relacionadas ao serviço do bombeiro militar, como combate a incêndio, primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos que os ajudam na formação pessoal, além de transformá-los em multiplicadores nas comunidades.

A estudante Ana Carolina Lopes, 12 anos, fará parte do Projeto Nadadores do Amanhã e está ansiosa em iniciar as atividades. “Sempre quis muito entrar em um dos projetos e este ano consegui; agora, quero aproveitar todos os ensinamentos”, afirmou a adolescente.

Já o adolescente Flávio Oliveira, 15 anos, é um veterano dentre os projetos e este ano entrará no terceiro ano consecutivo integrado às atividades sociais. “É muito bom participar dos projetos do Corpo de Bombeiros, pois, quando eu entrei tinha notas ruins na escola e agora aprendi a ter responsabilidade e consegui ser um aluno melhor no colégio e um filho exemplar em casa”, explicou.

Os projetos sociais Nadadores do Amanhã e Bombeiro Mirim Músico apresentam ações continuadas, ou seja, os participantes têm a oportunidade de desenvolver diversas atividades dentro dos projetos. No caso do Bombeiro Mirim Músico, os participantes têm a chance de aprender vários instrumentos musicais sendo o primeiro a flauta doce.

Para ingressar nos programas é necessário que os interessados estejam estudando e, preferencialmente, sejam crianças e adolescentes em risco social. Durante o ano, os coordenadores fazem o acompanhamento do rendimento escolar de cada aluno. As atividades práticas iniciam na próxima segunda-feira, 18, em todas as unidades.


Deixe seu comentário


Publicidade