Cidades

Criança Alfabetizada: provas são enviadas aos municípios para a avaliação de alunos

Provas avaliarão alfabetização de estudantes de escolas estaduais e municipais matriculados no 2º ano do ensino fundamental. Avaliação será no dia 10.


A Secretaria de Estado da Educação (Seed) começou a distribuir, nesta sexta-feira, 6, aos 16 municípios do Amapá, as provas que vão avaliar o nível de alfabetização dos estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental das escolas estaduais e municipais. A avaliação de alfabetização será aplicada no dia 10 de dezembro.

A ação faz parte do programa Criança Alfabetizada, estratégia realizada em regime de colaboração entre Estado e municípios para alfabetizar todas as crianças amapaenses na idade certa. Serão avaliadas 13.314 crianças com testes de língua portuguesa e matemática, para diagnosticar as aprendizagens e habilidades desenvolvidas.

Os coordenadores da avaliação serão técnicos da Seed. Eles foram capacitados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), e já estão se deslocando aos munícipios para organizarem a aplicação da prova.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, enfatizou que a avaliação de alfabetização é o primeiro passo para construir políticas públicas sólidas de Educação, que atinjam diretamente a aprendizagem do estudante.

“Precisamos saber os níveis e as dificuldades de aprendizagem de cada estudante para atuar justamente no problema. Estamos unidos por uma causa nobre, que é a Educação, e vamos conseguir alfabetizar todas as crianças”, disse.

Agora, com o programa Criança Alfabetizada, haverá todo ano uma data destinada à Avaliação da Alfabetização no Estado do Amapá. Os resultados servirão para monitorar e avaliar os processos de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial e das habilidades iniciais em matemática dos estudantes das escolas públicas do Amapá.


Deixe seu comentário


Publicidade