Cidades

Curso de Letras Português e Francês da Unifap recebe nota máxima em avaliação do MEC

Conceito 5 atribuído à graduação é o reconhecimento da qualidade do curso, que existe desde 1991


 

A graduação em Letras Português e Francês, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), obteve conceito 5, nota máxima que o Ministério da Educação (MEC) pode atribuir a um curso de ensino superior brasileiro. O conceito é resultado da avaliação de renovação de reconhecimento do MEC, o que torna a graduação apta a continuar funcionando e ofertando vagas.

 

O reconhecimento é um dos três tipos de ato autorizativo de regulação dos cursos superiores de graduação realizado pelo MEC, previsto no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

 

O coordenador do curso, Prof. Dr. Antonio Almir Silva Gomes, atribui a nota máxima do MEC ao empenho da coordenação de curso, docentes e acadêmicos. A preocupação contínua com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão desenvolvidos, assim como a integração entre a relação teoria e prática, também são outros fatores que contribuem para que a graduação esteja entre os melhores cursos de Letras Português e Francês do país.

 

“Com essa nota, se reconhece o fato de que o curso de Letras Português e Francês é atualmente um curso com identidades múltiplas expressamente reconhecidas, que tem na Amazônia suas raízes, seu sujeito produtor e usuário das línguas e literaturas; um curso que reconhece na fronteira franco-brasileira espaço de relações e de geração de conhecimentos. O curso de Letras Português e Francês se reconhece parte do espaço amazônico e deste se constitui no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão. Eis porque, na busca constante da excelência, com nossas identidades linguísticas e literárias reconhecidas, nos tornamos um curso nota 5”, avalia o Prof. Dr. Antonio Almir Silva Gomes.

 

O MEC avaliou três dimensões do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. O processo envolveu reuniões virtuais com a gestão superior, coordenação do curso, Núcleo Docente Estruturante e o colegiado composto por todos os docentes e representantes discentes, ocorridas de 15 a 17 de maio. Também foram realizadas análise documental reflexiva de todas as ações pedagógicas, de pesquisa e de extensão, do corpo docente e discente, assim como visita virtual dos espaços físicos e infraestrutura.

 


Deixe seu comentário


Publicidade