Cidades

Curso qualifica agentes prisionais para atuar em conjunto com o GTA

Ao todo 20 agentes participam da capacitação que se estenderá até sexta-feira.


O Grupo Tático Prisional (GTP) do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) iniciou nesta terça-feira, 20, o estágio básico de aeronave ministrado por integrantes do Grupo Tático Aéreo (GTA).
O objetivo do estágio é ensinar aos agentes como proceder em diversas ocorrências na penitenciária antes de acionar o GTA, e instruir estes agentes de como auxiliar o GTA durante as ações. Esta capacitação permite aos profissionais noções de como atuar em situações de crises internas e externas do presídio.
Para o comandante do GTA, Rubem Júnior, a capacitação é importante para nivelar conhecimentos básicos em que o grupamento possa ajudar durante ocorrências. “Quando houver rebeliões, fugas, os agentes devem saber, primeiramente, o que o GTA pode fazer, como eles devem nos acionar, e o principal, o que eles não devem fazer durante essas ações”, disse Rubem.
Algumas das instruções repassadas serão orientações de aeronave, posicionamento de segurança, embarque e desembarque da aeronave em zona de pouso de helicóptero em locais restritos, noções de balizamento, além de preparo físico dos agentes com corrida e natação.
Estiveram presentes no evento o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) Ericláudio Alencar, o diretor do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), Jefferson Dias, além do coordenador do Grupo Tático Aéreo, Rubem Júnior, além de José Levindo, que representou Sindicato dos Agentes Penitenciários.
No total, foram 20 vagas ofertadas para a instituição, com 4 dias de estágio com aulas teóricas e práticas.


Deixe seu comentário


Publicidade