Cidades

Escola Maria Ivone oferece prêmios a alunos que foram destaque

‘Projeto Nota Azul’



 

Uma iniciativa da Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, localizada no bairro Perpétuo Socorro, Zona Leste de Macapá, incentiva alunos dos ensinos fundamental e médio a melhorarem o rendimento escolar. Desde 2011, o projeto ‘Nota Azul’ premia estudantes que conseguiram aprovação sem nenhuma nota vermelha no boletim, e com baixo número de faltas.

Segundo a organizadora do projeto Sonia Torrinha, a idéia surgiu após um levantamento da direção da escola que constatou um grande número de evasão e de alunos com nota vermelha: “Estávamos preocupados com esse desinteresse e desistência dos nossos alunos. Tínhamos casos de estudantes com mais de 900 faltas no ano e de alguns que tinham mais notas vermelhas do que azuis”. Ela diz que o primeiro resultado foi a redução no número de evasões.

Segundo a organizadora, o número de reprovação por faltas chegava a 300 casos e caiu em até 50%: “Ano passado tivemos 138 reprovações. É um índice menor comparado ao ano letivo de 2013, quando tivemos 179 reprovações. Todas essas relações são encaminhadas ao Conselho Tutelar para que sejam investigadas o por que dessa desistência do nosso aluno, embora, muitas vezes, não tenhamos respostas”.

De acordo com Sonia, para o estudante ser considerado um “aluno nota azul” é necessário que ele tenha notas acima de cinco em todos os bimestres, ter menos de 30 faltas no ano, ser assíduo e participativo nas aulas: “São todas características de um estudante nota 10. Percebemos que por mais que a gente ofereça uma premiação simples e a um número limitado, a gente percebeu que os alunos foram estimulados a estudar mais. E isso é muito bom”.

No dia 18, a direção da escola premiou 43 alunos dos ensinos fundamental e médio que preencheram todos os requisitos do projeto.


Deixe seu comentário


Publicidade