Cidades

Especialistas ministram seminário sobre psicoterapia para prevenir câncer

Tendo como foco principal a hipnose, dois workshops acontecem sábado e segunda-feira na sede do Ijoma, em Macapá


O Instituto Joel Magalhães de Prevenção e Combate ao Câncer (Ijoma) realiza nestes sábado e segunda-feira dois seminários sobre psicoterapia como ferramenta para prevenir o câncer, tendo como foco principal a hipnose, pilotados pelos especialistas Daniel Martins e Gabriela Cortes. Os workshops ocorrerão na sede do Ijoma, a partir das 18h.

Acompanhados do presidente do Ijoma, padre Paulo Roberto, os especialistas falaram com exclusividade sobre os eventos na manhã desta sexta-feira no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9).

Daniel Martins alertou que a causa do câncer não é só hereditária ou por uma vida desregrada, mas principalmente pela deterioração mental: “É importante destacar que a mágoa, a angustia, o ódio e o estresse possuem um efeito devastador, pois funcionam como a solda cáustica que nós engolimos e vai corroendo, destruindo tudo, até que um dia o medico vai diagnosticar o câncer. A maioria dos cânceres não tem causa genética, mas sim psicossomática”.

O workshop de sábado tem como tema ‘Vida em ordem’, e o de segunda-feira ‘ Eu escolho a felicidade e a prosperidade’. Ambos, segundo Daniel, terão como pano de fundo a reprogramação mental com a utilização da hipnose terapêutica e as constelações sistêmicas, que, conforme ele explica, “trabalham com dinâmicas não só visíveis, como também as ocultas que movem relacionamentos entre as pessoas”.

Para o especialista, o ser humano consengue se reprogramar mentalmente em meio à rotina do estresse: “Vivemos numa rotina de estresse, depressão e ansiedade. Por isso a gente trabalha uma forma como a pessoa pode controlar e trabalhar dinâmicas internas da mente para lidar melhor com o estresse; mudar essa rotina é impossível, com um trânsito caótico, com essa violência crescente e outros fatores que perturbam a tranquilidade, mas a reprogramação oferece ferramentas para a pessoa lidar com os problemas do dia a dia, minimizando os impactos e prevenindo doenças psicossomáticas”.

Gabriela Cortes adverte sobre a necessidade de ‘se desligar’ de vez em quando para melhorar o estado de espírito: “Não é difícil, basta tirar 15 minutos do dia para a pessoa desacelerar o pensamento e respirar com ritmo adequado criando um estado de harmonia pra lidar no dia a dia. Outra alternativa é o convívio com plantas e animais, porque possibilita a absorção de energias do universo, liberando toxinas”.


Deixe seu comentário


Publicidade