Cidades

Feceap credencia 40 projetos para eventos no Brasil e em outros países

Evento encerrou nesta sexta, 21, com premiação de projetos em diversas categorias. Teve ainda premiação para as equipes que disputaram a etapa estadual do Torneio Juvenil de Robótica.


A Feira de Ciências e Tecnologia do Amapá (Feceap) encerrou nesta sexta-feira, 21, premiando as melhores iniciativas apresentadas ao longo dos três dias de exposição, no Sebrae, em Macapá. Foram 70 projetos na edição deste ano. Além de medalhas e certificados, credenciais foram distribuídas aos vencedores, garantindo a participação em feiras afiliadas ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em outros Estados e fora do Brasil.

Além de iniciativas do Amapá, a sexta edição da Feceap contou com projetos de estudantes de Minas Gerais, Ceará e do México. A Feira busca despertar nos jovens o interesse pela ciência, além de estimular a criatividade, a inovação e o empreendedorismo. A programação contou com exposições de trabalhos sobre tecnologia, geologia, robótica, sustentabilidade, educação, entre outras áreas.

Na área de ciências humanas, ensino médio, o projeto “Mentes Brilhantes”, da estudante mexicana Navidad Camacho, foi o grande vencedor. Pela primeira vez na Feceap, o resultado pegou a estudante de surpresa.

“Sinto-me muito feliz com essa conquista, pois as ciências humanas são iguais e importantes como as demais ciências. Meu objetivo aqui era contribuir com a divulgação dessa ciência, apresentar meu projeto, melhorá-lo e interagir com o público que veio à Feira”, comentou alegremente Navidad.


Outra iniciativa premiada foi a dos estudantes Rodrigo Leal, Jean Maciel e Bruno Souza, da Escola Estadual Itamatatuba, localizada no arquipélago do Bailique, distrito de Macapá. A ideia consiste em captar água da chuva e transformá-la em potável, onde o processo de limpeza do líquido passa por três filtros compostos por lã acrílica, carvão ativado e polipropileno.

“Nossa ideia é com esse projeto ajudar a nossa comunidade, onde muitos não contam com água de qualidade em casa. Que bom que podemos mostrar para muita gente e ainda sermos premiados”, pontuou o estudante Rodrigo Leal.

Promovida pelo Estado do Amapá, através da Secretaria de Educação (Seed), a Feira de Ciências e Tecnologia completou seis anos em 2018. Nesta edição, 43 projetos foram premiados, sendo que 40 deles, além de medalhas e certificados, receberam credencial para participar de feiras afiliadas ao CNPq, em outros Estados e fora do Brasil.

“Com certeza esses alunos vão ter um olhar diferenciado ao que acontece ao seu redor. E esses projetos são o reflexo disso. É gratificante poder orientar esses jovens cientistas. Ser vencedor é o reflexo do nosso trabalho”, destacou o professor orientador, Aldeni Melo.

Torneio Juvenil de Robótica (TJR)

Como parte da programação da Feceap 2018, aconteceu ainda a etapa estadual do Torneio Juvenil de Robótica (TJR). Cinco equipes participavam das disputas nas categorias “Viagem ao Centro da Terra”, “Cabo de Guerra”, “Sumô” e “Resgate no Plano”.

Na modalidade ‘viagem ao centro da terra’, onde o robô de resgate detecta o objeto e retira-o do ambiente, as equipes em destaque foram: FDR (1º lugar – nível 2, até 14 anos), TecnoTim (1º lugar – nível 3, de 15 a 18 anos), Açaí com Charque (2º lugar – nível 3, de 15 a 18 anos). Na modalidade ‘cabo de guerra’, onde em duas plataformas e dois robôs disputando, o vencedor é o robô que puxar com mais força, destaque para: TecnoTim (1º lugar – nível 3, de 15 a 18 anos), Intel Cyborg (2º lugar – nível 3, de 15 a 18 anos).

No ‘sumô’, onde dois robôs estão em uma arena para brigar, os vencedores foram: Açaí com Charque (1º lugar – nível 3, de 15 a 18 anos), Intel Cyborg (2º lugar – nível 3, de 15 a 18 anos). Na última modalidade, ‘resgate no plano’, os robôs têm de percorrer, de maneira autônoma, as linhas que definem o caminho e buscar nos ambientes a serem explorados e os objetos alvos que deverão ser recolocados nos respectivos lugares de destino, tivemos os seguintes vencedores: MSP (1º lugar – nível 1, abaixo de 12 anos), FDR (1º lugar – nível 2, até 14 anos), Intel Cyborg (1º lugar – nível 3, de 15 a 18 anos), e Açaí com Charque (2º lugar – nível 3, de 15 a 18 anos).

As equipes vencedoras são formadas por alunos das escolas estaduais José do Patrocínio, Afonso Arinos, Alexandre Vaz Tavares, Walcyr Lobato e Antônio Messias. Além de medalhas de participação, as equipes garantiram a classificação para a fase nacional do Torneio Juvenil de Robótica, que vai acontecer em João Pessoa (PB), de 6 a 8 de dezembro. O TJR é o segundo maior evento gratuito de robótica da América Latina.


Deixe seu comentário


Publicidade