Cidades

Fiéis pedem ajuda para restaurar a Igreja de São José

Está sem manutenção e tem até cupim na estrutura. Prédio ameaça desabar



A falta de manutenção na igreja São José, no centro de Macapá, voltou a ser debatida nos veículos de comunicação do Estado. Desta vez, uma comissão formada por pessoas ligadas a cultura do Amapá, em entrevista ao radialista Leonardo trindade, no programa Canal Legislativo, da Assembleia Legislativa, convocou os populares para uma força tarefa e recuperar a igreja.

“Precisamos unir forças e evitar que um dos principais monumentos históricos de nossa cidade seja destruído”, invocou Maria dos Anjos, ex-presidente da Confraria Tucujú e integrante da comissão. O apelo é para chamar atenção do Poder Público e até mesmo da própria igreja da importância do patrimônio para o Estado.

A igreja de São José está sem manutenção e tem até cupim na estrutura. Um marco histórico, a igreja foi iniciada em 1752, seis anos antes da criação oficial da Vila de São José de Macapá. Inaugurada no dia 5 de março de 1761, a primeira restauração aconteceu em 1904.

Localizada no grande centro da capital macapaense, a edificação, praticamente, é cercada por um cinturão asfáltico. Reportagens têm mostrado o templo com rachaduras, problemas no telhado e nas portas.

O deputado Paulo Lemos, outro a participar da entrevista, lembrou que durante um evento afirmou ‘que a próxima missa a ser realizada no Dia de São José, padroeiro do Estado, terá que acontecer com a igreja reformada’.

“Temos que correr contra o tempo, mas é preciso todos caminhem na mesma direção, a Assembleia Legislativa pode ser uma das parceiras nesta corrente pela restauração da igreja e de outros patrimônios, assim como todos os outros Poderes”, assegura o deputado.


Deixe seu comentário


Publicidade