Cidades

Governo do Estado recebe primeiros equipamentos para HU

São 30 respiradores que fazem parte dos mais de 200 equipamentos que serão enviados pelo Ministério da Saúde (MS) para estruturar a unidade.


Chegaram no início da noite deste domingo, 24, os primeiros equipamentos que farão parte da estrutura que será montada no Hospital Universitário (HU) para o atendimento aos pacientes com Covid-19.

 

São 30 respiradores que fazem parte dos mais de 200 equipamentos que serão enviados pelo Ministério da Saúde (MS) para estruturar a unidade.

 

O termo de doação do MS garante que garante que após o fim da pandemia os equipamentos continuarão no Amapá dando suporte a rede de alta complexidade estadual.

Segundo o secretário de Saúde, Juan Mendes, os respiradores vieram antecipadamente para que pudessem ser calibrados, instalados e testados de forma preventiva.

 

“Esses respiradores são importantíssimos para os pacientes com a Covid-19, porque eles são justamente equipamentos que fazem com que o paciente tenha um auxílio na sua oxigenoterapia’, explicou.

 

Uma cooperação entre o Estado e a Universidade Federal do Amapá (Unifap) permitiu a utilização de uma ala do HU para instalar 82 novos leitos – 32 intensivos e 50 clínicos

 

A articulação para cessão do prédio foi feita pelo governador, Waldez Góes, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que também garantiu, junto ao Ministério da Saúde, profissionais, equipamentos e insumos para o local.

 

Avanços

 

O Governo do Amapá iniciou na semana passada a estruturação do Hospital Universitário com geradores, rede de água e tanque de gases.

 

Os 5 geradores instalados possuem capacidade para 500 litros de combustível cada, o que, em caso de queda de energia, dará uma autonomia de funcionamento de 6 a 8 horas para manter toda a estrutura que será disponibilizada na unidade.

 

A empresa contratada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para instalar a rede de gases medicinais, já instalou o primeiro tanque. O segundo tanque deverá ser instalado na próxima semana. A rede irá atender todos os leitos previstos para o Centro.

 

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) já concluiu a interligação da rede de água do local e irá disponibilizar um reservatório móvel com capacidade para 30.000 litros.

 

O termo do Estado não envolve repasse de recursos financeiros e ficará disponível por três meses, podendo ser prorrogado.

 

O Ministério da Saúde sinalizou ao Governo do Estado em disponibilizar ao novo espaço profissionais de saúde, equipamentos e insumos para tratar os pacientes.


Deixe seu comentário


Publicidade