Cidades

Governo e Prefeitura de Pedra Branca do Amapari se unem para desenvolver piscicultura

O GEA vai entrar com o suporte técnico e orientações aos piscicultores e a prefeitura com o apoio logístico doando a ração às espécies de peixe.


O Governo do Estado do Amapá (GEA) assinou nessa terça-feira, 30 de janeiro, Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Pedra Branca do Amapari para o desenvolvimento de piscicultura no município. O processo vem sendo conduzido pela Agência de Pesca do Amapá (Pescap) que, em 2017, capacitou mais de 40 produtores na região.

O GEA vai entrar com o suporte técnico e orientações aos piscicultores e a prefeitura com o apoio logístico doando a ração às espécies de peixe. “Essa cooperação vai gerar uma nova fonte de renda e mudar o olhar que se tem em relação ao município que, hoje, é visto somente como um produtor mineral”, analisou a prefeita de Pedra Branca, Beth Pelaes.

Com mais de 140 tanques, o município de Pedra Branca do Amaparí desponta com um importante polo piscicultor do Amapá. Atualmente, as espécies criadas pelos produtores são tambaquis e pirapitingas. O diretor-presidente da Pescap, Edson França, considerou que o termo, permitirá aos piscicultores a criação de outras espécies de pescado de água doce.

Cooperação
O termo de cooperação é uma das ações do GEA para desenvolver a cadeia produtiva da piscicultura no Amapá. A formalização será feita com outros municípios e Pedra Branca foi o primeiro a ser contemplado. “Nesta parceria, os técnicos do Estado darão todo o suporte em conhecimento para que estes produtores possam ampliar suas atividades e, com isso, aumentar a produtividade”, destacou Edson França.

O diretor presidente da Pescap acrescentou que o governo vai dar apoio técnico à prefeitura no licenciamento ambiental para os pequenos produtores. O termo de cooperação, inclui ainda, a elaboração de projetos para o financiamento desses profissionais.

Nesta semana, os 40 produtores de Pedra Branca que foram capacitados pelo Estado, em 2017, receberam orientações sobre manejo, alimentação, visitas técnicas em outras propriedades e aulas práticas nas áreas de construção do sistema para a oxigenação e verificação da qualidade da água.

Presenta na assinatura da cooperação, o deputado federal Marcos Reátegui, ressaltou que esta iniciativa do governo vai refletir na geração de emprego, renda e tributos para o Estado. Municípios como Serra do Navio, Tartarugalzinho, Laranjal do Jari e Vitória do Jari, são os próximos a assinar o termo de cooperação técnica.


Deixe seu comentário


Publicidade